Dólar com. 5.2355
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
12/01/2022 às 13h30

Economia

Quer investir? Saiba como diferenciar instituições e escolher a melhor opção

Identificar os tipos de instituições financeiras é essencial para escolher o melhor investimento

Divulgação

Quando falamos em investimentos, é preciso identificar os tipos de instituições financeiras, antes de qualquer decisão. Esse é um passo importante para quem quer aplicar o dinheiro e assim ter lucros.

Conhecer a área e as opções que o mercado oferece é fundamental neste processo. Para ter uma noção do quão ampla é essa vertente do mercado financeiro, há em média 30 tipos de instituições do ramo no país, todas regulamentadas pelo Banco Central. Neste universo, há uma grande parte que oferta serviços financeiros básicos, como os oferecidos pelos grandes bancos, ou seja, pagamentos, abertura de contas, empréstimos, financiamentos, investimentos, entre outros itens. Outra parte destas instituições atua com foco nos investimentos em todas as operações de crédito, câmbio e outras modalidades. 

"Se informar, buscar conhecimento, saber mapear essas diferenças entre as instituições é fundamental para quem quer investir. Com certeza você já ouviu falar que 'informação é tudo', e é mesmo, ainda mais quando se trata de investir o próprio dinheiro. É desta forma que conseguimos tomar uma decisão correta e aplicar no melhor tipo de investimento para o nosso objetivo", destaca Lucas Sorgato, professor de Economia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas). 

Para evitar falhas e investir em algo que não dê o rendimento esperado, outra orientação importante é procurar orientação profissional, empresas e bancos que possuem áreas voltadas a investimentos. "Primeiramente é preciso identificar seu perfil enquanto investidor, ou seja, quais são seus objetivos, se são para curto, médio ou longo prazo. Esse direcionamento também pode ser feito em conjunto com um profissional especializado em finanças, bem como buscando empresas que atuam com investimentos ou bancos que têm áreas específicas para esse fim e profissionais aptos a orientar os clientes", orienta.


Fonte: Ascom GT

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]