Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
12/01/2022 às 16h00

Economia

Dia do Empresário Contábil: entenda a importância do profissional em momentos de crises econômicas

Uso da tecnologia permite entregar estratégias para destravar negócios dentro da realidade do mercado

Divulgação

Em 12 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Empresário Contábil. A data destaca a responsabilidade deste profissional no controle, planejamento e coordenação financeira de empresas e instituições públicas. O trabalho destes profissionais foi determinante para sustentar grandes negócios nos desafios da instabilidade econômica, imposta pela pandemia nos últimos anos. 

A contabilidade em tempos de crise tem um papel fundamental na administração de empresas, oferecendo subsídios importantes para a tomada de decisões em momentos difíceis. Para ajudar a entender melhor o papel crucial dos profissionais contábeis dentro das empresas em momentos atípicos, o contador consultivo Fabiano Azevedo destaca a importância do profissional nessas situações.

"Diante de uma crise econômica, o papel da contabilidade ganha ainda mais destaque. Além do planejamento tributário, do estudo de precificação e do planejamento financeiro, pode também oferecer o serviço de BPO Financeiro [Business Process Outsourcing ou "Terceirização de Processos de Negócios"]. Através da terceirização do setor, a empresa passa a ter economia em contratação de pessoal e os empresários saem da parte burocrática para entregar energia ao Core Business da empresa", reforça Fabiano.

O especialista lembra que para atender às necessidades dos empresários em meio a uma crise que necessita de parceria com o cliente, os profissionais contábeis devem contar com ferramentas adequadas, que abranjam o departamento fiscal. Quanto mais completa a assessoria, maiores são as chances do contador auxiliar a empresa a 'navegar' pela crise.

A tecnologia pode agilizar a rotina do escritório de contabilidade e liberar os profissionais para que atuem mais próximos de seus clientes. Fabiano indica que, além de escolher um software pelas funcionalidades tecnológicas, também é importante observar como ele foi desenvolvido e se foi pensado para assessorar o contador em sua rotina.

"Através de sistemas que automatizam processos nas empresas contábeis e também na gestão de empresas, o ERP de Gestão Omie, quando implantado nas empresas contábeis e nas empresas assessoradas, aproxima os profissionais de todo o operacional diário dos seus clientes. O sistema permite que os contadores coletem informações que, após análise, sejam entregues estratégias para destravar o negócio dentro da realidade econômica do mercado", informa.

Fabiano Azevedo alerta que mesmo que uma empresa não esteja afogada em crise profunda, ainda assim há muito trabalho a ser feito. O papel do contador ainda será útil, especialmente se for capaz de utilizar os recursos disponíveis juridicamente para evitar o pior.

"É muito importante que toda empresa tenha reserva financeira. Além disso, ter uma contabilidade que seja consultiva, que sugira sistemas que desburocratizem o dia a dia, entregue soluções e estratégias de crescimento, certamente vai ajudar o empresário a visualizar melhor o seu mercado", indica o especialista.


Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]