Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
08/03/2024 às 15h00

Economia

Liderança feminina: Presença das mulheres no cooperativismo cresce em mais de 41%

Alagoas é destaque quando se trata da presença feminina em cargos de liderança

Foto: Agência Alagoas

O Anuário do Cooperativismo de 2023 comprovou que a presença feminina nas cooperativas vem ganhando cada vez mais espaço. De acordo com o relatório, houve um crescimento de 41% na participação de mulheres entre os mais de 20 milhões de cooperados brasileiros e Alagoas é destaque quando se trata de cargos de liderança.

A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), tem promovido uma série de iniciativas para ampliar e fortalecer a presença das mulheres no segmento.

Para o secretário Executivo de Gestão Interna, Adaelson Correia, as mulheres desempenham um papel fundamental no cooperativismo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária.

 “A presença feminina no cooperativismo é essencial para promover a igualdade de gênero e impulsionar o crescimento sustentável das cooperativas de todos os segmentos e até de cooperativas compostas apenas por mulheres”.

MULHERES NA LIDERANÇA 

Um exemplo inspirador é da Lisania Pereira, CEO do Instituto de Mandaver, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que trabalha para promover a cidadania e a transformação social no bairro Vergel do Lago. Eles oferecem oficinas culturais para crianças e jovens, ações com foco na qualificação profissional e desenvolvimento social. 

Para Lisania, a presença feminina no cooperativismo traz um olhar diferenciado para as necessidades da comunidade. “É crucial, afinal, a grande representação feminina da frente cooperativista se dar pela necessidade de sustento da família e por suas habilidades em pensar de forma coletiva”, disse a CEO.

Outro grande exemplo é Vânia Gomes, responsável pela Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA). A cooperativa recolhe semanalmente materiais recicláveis em condomínios e instituições públicas e privadas que aceitam participar do programa de coleta seletiva solidária e desenvolve diversas atividades, como o incentivo ao cooperativismo junto aos catadores e catadoras e mobilização social por meio de ações culturais e educativas.

Para Vânia, mesmo com todas as dificuldades, representar a cooperativa é extremamente significativo. “Representar uma cooperativa é você saber que independente de qualquer coisa, você nunca está só. Às vezes estou sentada em qualquer mesa de negociação, olho e reflito que não estou ali sozinha, estou ali representando um coletivo, representando uma comunidade que acredita em mim, que me dá força, que me fortalece”.

DIA DA MULHER 

Para o dia 8 de março, o Dia da Mulher é uma data que marca a luta constante do sexo feminino por igualdade de gênero e de direitos culturais, políticos e econômicos. O cooperativismo desempenha um papel fundamental na geração de empregos diretos e indiretos para os alagoanos. O setor, a cada dia, vem alavancando o crescimento econômico no estado, impulsionando a inclusão e o empoderamento das mulheres.


Fonte: Ascom Sedics

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]