Com o objetivo de estudar novas práticas de contabilidade, equipe da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizou, nos dias 2 e 3, uma visita técnica à Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (SEF-SC).
De acordo com Ana Albano, líder do projeto da Conformidade Contábil e auditora de finanças e controle da arrecadação, a visita a Santa Catarina foi especialmente significativa, pois o estado é referência em aspectos contábeis, com sistemas avançados e operacionais. “Estamos buscando implementar e aprimorar esses sistemas em Alagoas por meio do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil”, explicou Albano.
Durante a ação, a equipe alagoana participou de uma programação que incluiu a apresentação dos procedimentos relacionados à contabilização de sequestros judiciais, conformidade contábil e ao sistema de custos. Para Albano, a troca de experiências entre estados é extremamente enriquecedora para o serviço público.
“Nos ajudou a identificar áreas para melhorias em nossos projetos e, ao mesmo tempo, confirmou que estamos seguindo a direção certa para oferecer um serviço de maior qualidade. Com isso, esperamos aprimorar a transparência e a eficiência no serviço público de Alagoas”, disse.
Vera Lúcia Hawerroth Santana, diretora de Contabilidade e Informações Fiscais da SEF-SC, ressalta a importância da visita pela possibilidade da troca de informações sobre normativos e ferramentas utilizadas. “Facilita o compartilhamento das melhores práticas, permitindo o aprimoramento das atividades nos dois estados”, destacou.
Fonte: Ascom Sefaz-AL