Com o apoio da Nota Fiscal Cidadã (NFC), da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), a Escola Estadual Professor Mário Broad, localizada no bairro Jatiúca, realizou uma ação de conscientização fiscal com os estudantes.
Na ocasião, os alunos participaram de um concurso com dinâmicas educativas. O aluno vencedor foi premiado com uma bicicleta e a professora responsável pelo projeto recebeu um tablet. Os prêmios foram doados pela campanha e a entrega ocorreu nesta sexta-feira (22).
A iniciativa teve como objetivo promover a compreensão sobre o papel dos tributos no desenvolvimento do Estado e na disponibilização de serviços públicos de qualidade em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.
Os estudantes assistiram aulas e vídeos sobre o tema. Além disso, eles participaram de atividades como a produção de raspadinhas, cuja dinâmica simulava a troca de notas fiscais por prêmios. Cada raspadinha premiada dava direito a um brinde, incentivando a prática de solicitar a nota fiscal nas compras do dia a dia.
“Essa ação é uma forma de expandir o conhecimento e formar cidadãos conscientes de seus direitos. É muito importante educar os alunos para que saibam como o dinheiro público é utilizado, pois esse entendimento semeia as bases de um futuro mais responsável e engajado”, disse a professora.
Bicicleta
Ao final das atividades, foi realizado o sorteio de uma bicicleta como prêmio principal para a turma participante do projeto de educação fiscal. Na entrega, estavam presentes a chefe de Educação Fiscal, Juliane Calheiros, e o presidente da comissão mista do Programa de Educação Fiscal em Alagoas, Yuri Miranda.
Ele participou de todo processo de interação dos alunos com a atividade e celebrou o engajamento, ressaltando a importância da campanha para todos os cidadãos alagoanos.
"É muito simples fazer parte disso, basta se cadastrar no site nfcidada.sefaz.al.gov.br e solicitar o CPF na nota ao realizar suas compras. Dessa forma, você concorre a vários sorteios ao longo do ano, além de contribuir para a promoção da educação fiscal e apoiar o trabalho de diversas entidades sociais beneficiadas pela campanha”, destacou.
Fonte: Ascom Sefaz-AL