O desempenho do varejo nos próximos meses é medido pelos indicadores IBEVAR - FIA Business School com dados oficiais coletados pelo FIBGE, além de usar como base as manifestações espontâneas dos consumidores nas redes sociais a respeito de disposições de compra.
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, tais dados refletem no consumo da família brasileira. “Comparando o primeiro trimestre de 2025 com o quarto de 2024 a primeira abordagem aponta estagnação do consumo, ou seja, crescimento igual a zero. Entretanto, o primeiro trimestre de 2025 será melhor que igual período do ano passado, isto é, um aumento de 3,42%. Para todas as categorias na classificação do FIBGE estima-se expansão”, explica.
Veja a pesquisa IBEVAR - FIA Business School por categorias:
Categorias | 1t25 / 4t24 | 1t25 / 1t24 |
Artigos farmacológicos, médicos, ortopédicos e perfumaria | 1,13% | 9,55% |
Materiais de construção | -0,65% | 6,87% |
Automóveis, motos, partes e peças | -2,32% | 12,80% |
Hipermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo | -0,12% | 2,29% |
Hipermercados e supermercados | -0,13% | 2,82% |
Tecidos, vestuário e calçados | 2,94% | 7,83% |
Móveis e eletrodomésticos | -2,93% | 1,67% |
Os levantamentos provenientes das redes sociais classificam o varejo em um número substancialmente maior de segmentos, permitindo uma visão mais detalhada, inclui-se na análise também operações de serviços (38 em vez de sete do FIBGE). Dos 38 segmentos 25 apresentam queda do último trimestre de 2024 para o primeiro de 2025 e para 13 aumento.
2025-1T/2024-1T | 2025-1T/2024-4T | |
Aluguel de Carros | -24,05% | -20,61% |
Atacadistas | -5,36% | -9,92% |
Automóveis | -4,41% | -0,56% |
Bancos de Varejo | -5,43% | 7,55% |
Bebidas Alcóolicas | 5,19% | -10,21% |
Beleza e Cosméticos | -7,89% | -16,66% |
Brinquedos | 0,28% | -14,44% |
Calçados | 1,82% | -16,32% |
Casas de Aposta | -23,09% | 11,35% |
Chocolates | -20,83% | -1,51% |
Cinema | -10,78% | 12,89% |
Eletrodomésticos | -15,79% | -3,21% |
Eletroeletrônicos | -3,90% | 0,31% |
Farmácias | -4,93% | 4,03% |
Hotelaria | 10,65% | -9,02% |
Informática | -10,07% | -4,87% |
Joalherias | 6,95% | -19,92% |
Jogos Eletrônicos | 1,60% | -5,99% |
Livrarias | 15,49% | 4,47% |
Loterias | -19,64% | 0,54% |
Market Places | -13,06% | -0,13% |
Material de Construção | -3,38% | -0,91% |
Moda | 15,17% | -13,57% |
Motocicletas | -32,94% | 21,39% |
Móveis & Decoração | 7,09% | -3,71% |
Móveis & Eletrodomésticos | -19,76% | -2,11% |
Óticas | -2,01% | -4,21% |
Papelarias | -8,82% | 12,72% |
Passagens Aéreas | -6,52% | 0,98% |
Passagens de ônibus | -10,60% | -6,42% |
Restaurantes de Rede | -10,13% | -2,06% |
Serviços de Delivery | -8,52% | -1,62% |
Serviços de Entrega | -0,46% | -4,20% |
Serviços de Streaming de Música | -12,66% | 10,20% |
Serviços de Streaming de Vídeo | -9,32% | 5,56% |
Serviços para Animais de Estimação | -6,09% | -4,96% |
Supermercados | -15,91% | -9,07% |
Telefonia | -6,96% | 8,58% |
"Considerando o aumento de atrasos observado, é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (5,37%) e o limite superior (5,70%) do intervalo estimado, para o mês de janeiro de 2025", completa Felisoni de Angelo.
Sobre a FIA Business School - Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público - uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo - no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.
Sobre o IBEVAR - O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados e tem como missão ser uma Instituição que congregue executivos e executivas de varejo, indústria e serviços, promovendo relacionamento profissional e social aos executivos que atuam direta ou indiretamente no mercado de varejo e consumo no Brasil. Nesse sentido, além de celebrar junto ao mercado o reconhecimento às empresas posicionadas no Ranking anual IBEVAR – FIA em variadas categorias do varejo, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo. E ainda, cria debates relevantes e networking de alto nível nos Encontros Temáticos e Encontros com Varejistas, eventos que acontecem periodicamente ao longo do ano.
Fonte: Imprensa FIA