Música boa, animação e, claro, muito camarão! Assim foi a 3ª edição do Festival do Camarão, realizado nos dias 25 e 26 de abril, no estacionamento do Supermercado São Luiz, em Arapiraca. Promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o evento contou com a parceria do Senac Alagoas, que apresentou ao público oficinas gastronômicas com receitas de camarão.
De acordo com Hibernon Cavalcante Albuquerque, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, “o crescimento do Festival mostra o potencial da comercialização desse produto na nossa região. Agradeço, portanto, às instituições e empresas parceiras que acreditam nessa causa e apoiam o nosso evento. Juntos, vamos crescer ainda mais!”.
Presente no festival para representar o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Adeildo Sotero, o conselheiro José de Souza Vieira afirmou que “é muito importante para o Agreste ter festivais que impulsionem o setor alimentício. Como representante do Sistema Comércio, não poderíamos deixar de apoiar a iniciativa”.
Já para Felipe Dietschi, diretor Regional do Senac Alagoas, “é uma alegria poder participar do festival com um pouco da nossa estrutura e da nossa expertise. Com esse evento, esperamos mostrar a importância da qualificação profissional de excelência, que se preocupa em formar mão-de-obra capacitada de acordo com as exigências do mercado”.
Durante o Festival, cerca de 5 mil pessoas puderam aproveitar atrações musicais e pratos diversos pelo valor único de R$19,99. Além disso, as alunas do curso Auxiliar de Cozinha do Senac Alagoas também experenciaram a prática profissional ao auxiliarem a Instrutora de Gastronomia, Eliane Fonseca, na oficina gratuita de Canapé de Camarão, ofertada pelo Senac.
Participaram do evento, o conselheiro do Senac Alagoas, José de Souza Vieira; o conselheiro do Senac Alagoas, José Carlos Medeiros; o diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi; o diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, Sandro Diniz; a gerente do CEP Senac do Agreste, Rosely Alves; e o gerente-adjunto do CEP Senac do Agreste, João Paulo Barbosa.
Além da sala de aula
Antes de ter o momento de prática no festival, alunas do curso Auxiliar de Cozinha do CEP Senac do Agreste apresentaram aos estudantes, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, e colaboradores da Unidade, o Projeto Integrador que marca a conclusão do curso.
Com o tema “Aproveitamento Integral de Alimentos”, a turma simulou um restaurante self-service chamado “7 mulheres”, onde os pratos servidos incluíram todas as partes da abóbora, incluindo a casca. “As nossas alunas, com a supervisão da nossa Instrutora Eliane Fonseca, identificaram um problema e agora estão apresentando ao mercado uma solução. Afinal, o desperdício de alimento é um prejuízo social e financeiro para os empresários. Ao apresentar receitas gostosas e inovadoras, portanto, onde todo o produto é aproveitado, toda a sociedade é beneficiada”, explicou Rosely Alves, gerente do CEP Senac do Agreste.
A aluna da turma, Lucielma dos Santos, demonstrou gratidão pela qualificação adquirida. “Agradeço ao Senac e a Secretaria por essa oportunidade. Tenho certeza de que a gente vai sair daqui preparadas para as exigências do mundo do trabalho”.
Fonte: Assessoria