Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a economia solidária em Alagoas, o Inova Agro Maceió aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Com participação gratuita, o evento reuniu agricultores, estudantes, lideranças comunitárias e especialistas em agronegócio, tecnologia e crédito rural.
A programação incluiu palestras de especialistas como Sidnei Costa, que abriu o ciclo de debates abordando “Soluções sustentáveis que fazem a diferença no agronegócio”. Na sequência, o público acompanhou temas como manejo da fertilidade do solo com Gilson Moura, crédito rural com Diego Cardoso (Bradesco), agricultura digital com Alex Silva e, por fim, práticas de ESG e ODS com João Leite.
Voltado especialmente para pequenos e médios agricultores da região metropolitana de Alagoas, o evento serviu como ponte entre produtores, cooperativas e instituições, promovendo o acesso a práticas modernas, linhas de crédito e soluções inovadoras para o campo.
Lideranças de diversas cidades participaram do evento, como Maria Pau Ferro, filha de agricultora e apoiadora das associações rurais em municípios do interior. Em sua fala, ela destacou a importância de eventos como esse. “Um evento desse é muito importante para renovar. Renovar nossa memória, nosso modo de plantar, colher e escoar nossos produtos. Às vezes a gente não sabe nem por onde começar, mas depois que participa, aprende muita coisa”, afirmou.
O vereador por Maceió, David Empregos, também esteve presente e fez uso da palavra durante o evento e ressaltou a relevância do uso de tecnologias no campo e a necessidade de ampliar a visibilidade sobre o setor.
“Tudo que vimos aqui envolve tecnologia. Desde placas solares ao bombeamento inteligente. Muita gente ainda não entende, mas tecnologia no agro tem tudo a ver. Por isso, estou integrando o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e convidei a Secretaria de Estratégias Disruptivas para estar junto nessas pautas”, completou.
O evento reforçou a necessidade de capacitação técnica como diferencial para agricultores e estudantes que desejam se destacar em um setor que movimenta trilhões de reais por ano no Brasil, responsável por aproximadamente 27% dos empregos no país.
Fonte: Assessoria