O domingo na orla da Ponta Verde é sinônimo de lazer e descontração. A Rua Aberta se transformou em um espaço de convivência na cidade, ao reunir famílias de maceioenses e turistas em um cenário perfeito para pedalar, caminhar, patinar ou simplesmente descansar à sombra, tomando uma água de coco geladinha.
Entre os que não perderam a oportunidade de curtir a programação à beira-mar está o casal de turistas Valmir Souza e Marlise Nobre, de Porto Alegre. Há uma semana em Maceió, eles exploraram vários pontos da capital alagoana, mas encontraram na Rua Aberta um ambiente acolhedor e descontraído. "Conhecemos muitas coisas aqui e hoje, sem programar, viemos pra cá, que realmente é uma ótima opção para curtir o sol, tomar água de coco, comer um acarajé e ainda contemplar esse mar que só tem aqui", destaca Marlise.
O clima familiar é um dos diferenciais. A maceioense Cibele Mariana, moradora do Salvador Lyra, costuma reunir mãe, sobrinhos, filha e neta para passar o dia na orla marítima. "A gente vem sempre. É muito bom sair da rotina, tomar um caldinho, uma água de coco. As crianças trazem bola, bicicleta, patins, e às vezes também fazemos piquenique. Eles adoram e a gente consegue relaxar", conta.
A movimentação também impulsiona a economia local. Vendedores ambulantes registram um aumento expressivo nas vendas durante o domingo. É o caso de Eliane da Conceição, vendedora de coco há 25 anos na praia. Segundo ela, em média, vende de 100 a 150 cocos a mais que nos outros dias da semana.
"As vendas são muito boas quando a rua está assim, aberta. Até as 11h da manhã, eu já tinha vendido 70 cocos. Chego às 5 horas da manhã para atender aqueles que vêm fazer caminhada, corrida e, depois, o fluxo só aumenta até o fim da tarde", afirmou Eliane.
Ampliação
A Rua Aberta se consolidou como uma das principais opções de lazer da cidade, reforçando o que Maceió tem de melhor: sol, mar e convivência pacífica. E por isso, a Prefeitura de Maceió, reforçando o compromisso em incentivar o uso do espaço público de forma segura e saudável, ampliou a área destinada a pedestres e ciclistas.
Com a nova organização do trânsito, o trecho que antes ia das proximidades do encontro da Avenida Silvio Carlos Viana com a Rua Carlos Tenório até o Marco dos Corais, foi ampliado até a Rua Engenheiro Mário de Gusmão, após a praça Gogó da Ema. É a garantia de mais espaço para a diversão e o lazer aos domingos de maceioenses e visitantes.
Fonte: Secom Maceió