02 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes: STF será imparcial e vai ignorar pressões ao julgar Bolsonaro
02/09/2025 às 14h40

Economia

Banco da Mulher impulsiona autonomia financeira feminina

Secom/Maceió

No início do mês, a Prefeitura de Maceió anunciou um novo edital do Banco da Mulher Empreendedora, programa de incentivo financeiro para mulheres que desejem turbinar ou abrir o próprio negócio.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro pelo site https://bancodamulher.maceio.al.gov.br/banco-mulher-empreendedora/pages/principal.faces ou de forma presencial no Brota na Grota, até o dia 11 de setembro. Durante a inscrição é necessário apresentar um plano de negócio simplificado e os documentos.

A iniciativa foi lançada em 2023 por intermédio da primeira-dama de Maceió, Marina Candia, e desde então mudou a vida de milhares de mulheres maceioenses que com o crédito adquirido para investir ou criar o próprio negócio conquistaram autonomia financeira.

A última edição realizada em 2025 pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania de Maceió (Semuc) contou com mais de sete mil inscrições. As mulheres selecionadas recebem um crédito de R$ 1.200,00 que pode ser destinado para a compra de materiais e insumos. As empreendedoras também recebem capacitação para administrar o negócio e consultoria de como podem aplicar o valor obtido para conquistar maior retorno no empreendimento.

Martha de Souza é artesã e produz peças em biscuit. Ela foi selecionada pelo Banco da Mulher em 2024. Desde então, vê o próprio negócio crescer cada vez mais. Com o crédito, ela comprou materiais para ampliar a sua produção e começar a comercializar as peças on-line.

A iniciativa deu tão certo, que hoje, Martha comemora o recebimento de pedidos de outros estados, como Pernambuco, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Recentemente, as fronteiras se expandiram ainda mais, com a primeira encomenda internacional. A peça, feita com carinho e dedicação foi encomendada de Portugal.

Segundo ela, o investimento também traz benefícios para a economia local. "Depois da participação no Banco, comecei a distribuir no Centro de Maceió. Trabalho com diversas lojas que são referências no comércio daqui", afirma.

Em outros casos, o Banco da Mulher ajuda a tirar do papel sonhos que foram criados juntos. A jovem Gabrielle Vitória, 23 anos, participou da última edição do programa, depois de ficar sabendo da oportunidade através de um post da Prefeitura de Maceió nas redes sociais.

Em agosto, Gabrielle inaugurou uma loja especializada em artigos de papelaria chamada Cactos Dream Paper. O negócio é uma continuação do empreendimento iniciado pela irmã, mas que precisou ser interrompido. Voltar ao ramo sempre foi um desejo das duas, mas a irmã dela faleceu antes que esse desejo se tornasse realidade. "Quis dar continuidade aos planos que ela e o Senhor planejaram com muito amor", diz.

Gabrielle tem deficiência monocular e com o incentivo, consegue planejar um futuro financeiro com o seu próprio negócio. “É um grande incentivo. Posso dizer que tive meu sonho realizado", comemora.

Além da dependência financeira, ter o próprio empreendimento permite que as mulheres construam o próprio horário e tornem suas rotinas mais flexíveis. É o caso de Iranilda Barbosa, que trabalha com a produção de artigos de decoração para casa e velas aromáticas. Com o crédito, ela comprou materiais e moldes que a ajudaram a minimizar o tempo de produção. "Comecei a fazer peças com mais precisão, qualidade e isso também refletiu nas vendas. Houve um retorno financeiro muito bom", conta a artesã.

Mais do que a compra de novos materiais, a participação no programa permitiu que Iranilda realizasse um antigo desejo: abrir a sua loja física. Após encomendar estantes e expositores, ela está se preparando para inaugurar o local em breve, no Benedito Bentes, e aumentar ainda mais as vendas.



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]