O grupo Mexichem anunciou nesta quinta-feira (20), durante reunião na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), que pretende ampliar a atuação em Alagoas. Durante o encontro, foi tratada a fusão entre as marcas Plastubos, que já possui fábrica localizada no Polo Multissetorial Luiz Cavalcante, e Amanco – ambas fabricantes de tubos e conexões.
O grupo Mexichem Brasil, líder na América Latina nas cadeias produtivas do flúor e do cloro-vinil, promove a unificação das empresas Amanco, Plastubos, Bidim e Doutores da Construção, que passarão a contar com um único CNPJ. Em Alagoas, o grupo já está gerando 100 empregos diretos e passou por uma recente modernização em sua unidade fabril. “Inicialmente vamos flexibilizar a planta para que ela possa produzir as duas marcas”, afirmou o diretor administrativo-financeiro da Mexichem, Maurício Harger.
Na ocasião, o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, reforçou o compromisso do Estado em promover a geração de emprego e renda. “Estamos à disposição para tratar da concessão de incentivos a possíveis ampliações da fábrica em Alagoas”, afirmou.
Nesse sentido, Maurício Harger destacou que a empresa realiza um estudo para mensurar a necessidade de crescimento e investimento nas plantas no horizonte de cinco anos. Sobre a recente modernização na unidade de Alagoas, concluída no final de 2010, Harger frisou a automação de procedimentos, que eram feitos manualmente e de maneira repetitiva, conferindo uma maior segurança ao trabalho executado.
Em janeiro de 2011, também foi implementada uma série de benefícios a todos os funcionários da fábrica, que passaram a contar com plano de saúde, totalmente custeado pela empresa, previdência privada e auxílio de reembolso de farmácia de 50%. Além disso, os salários dos empregados sofreram um reajuste de 15% a 20%, após a realização de pesquisa salarial, em nível nacional e local.
CAPACITAÇÃO
O Programa Doutores da Construção – uma parceria entre empresas, como as do grupo Mexichem, e o Senai – tem como proposta qualificar mão-de-obra, a exemplo de profissionais instaladores, para atuar no mercado da construção civil.
“Os participantes são preparados, por exemplo, para fazer um melhor uso dos materiais. Os instaladores têm uma função decisiva na compra dos produtos da construção e, no treinamento, também expomos a tecnologia da nossa marca”, detalhou o diretor administrativo-financeiro da Mexichem.
Em 2010, o grupo revela que foram investidos cerca de R$ 300 mil nas capacitações em Alagoas e esse mesmo patamar será atingido em 2011, uma vez que mais uma turma será finalizada ainda este ano. O programa contempla cerca de 40 municípios do estado e 16% do total de investimentos no Doutores da Construção foi feito em Alagoas.
GRUPO
O grupo Mexichem Brasil, subsidiária brasileira do Grupo Mexichem, detém as marcas Amanco, Tuboplas, Bidim e Doutores da Construção e ingressou no mercado brasileiro em 2007. Este ano, a companhia – que possui nove plantas no país e gera cerca de 2.600 empregos diretos – unificou a administração das quatro empresas.
Fonte: Assessoria