Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
17/08/2017 às 13h20

Entretenimento

Teatro do Oprimido fará apresentação nesta sexta (18) no Teatro Jofre Soares

Divulgação

O projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental vai realizar, nesta sexta-feira (18), a apresentação da peça “A Novidade Aparecida”. A performance vai acontecer às 15h, no Teatro Jofre Soares, localizado na Rua Barão de Alagoas, no Centro de Maceió. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

O espetáculo, cujos atores são usuários do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Casa Verde, apresenta histórias reais dos portadores de transtornos mentais. Por meio dessa ação, aplica-se uma metodologia de apoio aos pacientes, que vai desde a utilização de jogos, até os exercícios e técnicas referentes à arte cênica.

O enredo

“A Novidade Aparecida” conta a história da usuária do Caps Casa Verde, Maria Aparecida dos Santos, de 38 anos. Ela desenvolveu um quadro de depressão pós-parto aos 16 anos de idade, devido à pressão sofrida pelos irmãos e por ter sido abandonada pelo pai da criança.

“Há três anos comecei a participar das aulas de teatro e passei a aceitar o meu problema. Antes, eu dava entrada no Hospital Escola Portugal Ramalho pelo menos duas vezes ao ano. Agora, estou bem diferente e me sinto aliviada, valorizada. Tenho muito orgulho do trabalho que faço aqui no Caps”, conta Maria Aparecida, que também é atriz da peça.

De acordo com a representante da área técnica de reabilitação psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Claudete Lins, a peça “A Novidade Aparecida” é uma realização do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Teatro do Oprimido. A ação tem o apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (Lato).

“É uma iniciativa importante e as histórias são tratadas com muito cuidado e abordam temas como gravidez na adolescência, manicomialidade e saúde mental. A participação auxilia na visibilidade dessas pessoas e na integração social”, destacou Claudete Lins, ao ressaltar que a iniciativa conta ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15).

 Serviço:

O que: Espetáculo “A Novidade Aparecida”

Onde: Teatro Jofre Soares – Sesc Centro

Quando: Sexta-feira (18)

Horário: 15h

Entrada: 1kg de alimento não perecível


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]