Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
04/06/2019 às 14h00

Entretenimento

Caminhos da Reportagem aborda Moçambique depois da tempestade

Programa vai ao ar hoje às 22h30 na TV Brasíl

TV Brasil/Divulgação

Na costa sudeste da África, Moçambique ostenta o posto de estar entre os 35 países com maior área territorial do planeta. Mas ainda vive de maneira precária na maior parte da zona rural.

A seca é sempre uma ameaça para a agricultura de subsistência feita com pouca ou nenhuma tecnologia. E um ciclone é  um fenômeno capaz de mais destruições. Só no primeiro semestre de 2019, Moçambique foi alvo de duas tempestades que devastaram a região central – Ciclone Idai – e depois o norte do país – Ciclone Kenneth.

O país recebeu a ajuda humanitária de outros governos e de organizações internacionais para amenizar o sofrimento de milhares de famílias desabrigadas, sem estradas, sem alimentos, sem a colheita das pequenas hortas.

O programa Caminhos da Reportagem acompanhou uma das missões do Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV -, no período em que os moçambicanos choravam a morte de mais de mil pessoas.

A chance de acompanhar a missão foi um prêmio de reportagem e uma experiência descrita em belas imagens e ótimas entrevistas. A equipe foi aos vilarejos na zona rural, onde professores são desafiados a manter as alunas de 13 e 14 anos na escola.

Pelas regras culturais da sociedade rural do país, uma menina nessa idade é pressionada a deixar os estudos para ter sua própria família, ou, quando segue na cidade grande, volta porque não quer ser empregada doméstica na casa da família que a acolheu ou entrar para a estatística de vítima de abuso sexual.

Nos vilarejos atingidos pelas cheias, famílias contam como sobreviveram depois de ficar quatro dias em cima das árvores, esperando o nível das águas baixar. A equipe encontrou bombeiros brasileiros da Força Nacional que ajudaram no resgate de sobreviventes das cheias.

A importância das árvores na cultura moçambicana e as mulheres foram temas abordados em entrevistas exclusivas com o escritor Mia Couto, a antropóloga visual Karen Boswall e o professor Noé José Pandango, de Estaquinha, zona rural de Sofala. Um panorama da cultura de um povo africano, que tem mais pontos em comum com o Brasil do que os próprios brasileiros imaginam.

O programa Caminhos da Reportagem vai ao ar hoje, às 22h30, pela TV Brasil, emissora da EBC.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]