Dólar com. 5.1227
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
25/02/2020 às 12h30

Entretenimento

Foliões da Ponta Grossa comemoram realização do Carnaval

Programação resgata tradição dos anos 1950 na Praça Moleque Namorador

Bairro recebeu visita da Caravana Cultural do Pinto da Madrugada. - Pei Fon/ Secom Maceió

A Caravana Cultural do Pinto da Madrugada levou alegria aos foliões da Ponta da Grossa e Pontal da Barra nessa segunda-feira (24). A programação do Carnaval de Maceió na Praça Moleque Namorador resgatou a tradição dos anos 50 e os moradores e comerciantes comemoram a movimentação no bairro. A animação continua nesta terça-feira (25) nos oito polos espalhados pela capital.

Nos intervalos das vendas, a comerciante Josineide Souza dos Santos entrava no ritmo de Carnaval. A chegada do período carnavalesco foi sinônimo de bons negócios para a moradora da Ponta Grossa. Do ponto comercial, ao lado palco, deu pra ver toda animação. “O carnaval daqui está sendo maravilhoso, muito organizado e com segurança. Eu não esperava que fosse assim. Sou comerciante, ganho um pouco a mais e ainda danço e faço a festa no meu ponto”, comemora. “Vai ser assim até o final”, garantiu a comerciante.

Assim como Josineide, vários ambulantes comemoram a movimentação na Praça Moleque Namorador. Até crianças, em seus primeiros passos já têm o contato com o frevo. Gente de toda idade se divertiu com a folia de carnaval. E para quem mora no local, a casa vira até camarote durante as atrações. A presença da Caravana Cultural do Pinto da Madrugada com o Rei Momo e a Rainha do Carnaval agitou os moradores durante a programação dessa segunda-feira (24).

O organizador do Polo Ponta Grossa é o aposentado Petrúcio dos Santos. O líder comunitário lembrou a importância de uma festa própria no bairro. “Está sendo mil maravilhas com muita diversão, folia e tudo na paz. Toda noite temos diversas atrações e está muito bom. O carnaval descentralizado é importante, porque a comunidade não precisa se deslocar para outro bairro, pelo contrário, fica aqui mesmo. Isso é bom para os ambulantes, pois movimenta o comércio, para os músicos, por valorizar os nossos talentos, e é um resgate da tradição do bairro”, comemora “Pel”, como é conhecido.

O local foi palco de grandes carnavais em décadas passadas. Com o apoio da Prefeitura de Maceió, o resgate cultural é uma realidade. Por meio de edital, o Município destinou o total de R$ 140 mil para custeios de produção nos oito polos, além de fornecer a estrutura necessária para a realização do evento, como palco, som, iluminação e banheiros químicos.

A articulação do carnaval descentralizado foi feita por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). O presidente, Vinícius Palmeira, destacou a importância do resgate cultural. “A Praça Moleque Namorador é um lugar tradicional, onde o carnaval se consolidou em Maceió. Nos anos 50 e 60, aqui fervia com as famílias fazendo o carnaval e hoje ainda são mantidas algumas características, como o momento em que todo mundo gira em torno da escultura do moleque namorador, o que mostra toda garra da tradição que ocupa esse espaço. E, claro, a gente, com a Caravana Cultural, vem prestigiar e mostrar como é diverso e forte o Carnaval da nossa cidade”, afirmou.

Pontal da Barra

O circuito da Caravana Cultural pelos polos do Carnaval de Maceió não para. O Rei Momo, Rainha do Carnaval, passistas, orquestra e o Pinto da Madrugada também foram até a Praça Caio Porto, bairro do Pontal da Barra, uma surpresa para quem já estava na diversão.

O plantão de trabalho de segurança do morador Josias Duarte não impediu que ele aproveitasse a programação, já que foi bem perto de casa. O morador fez questão de acompanhar o “bloco” do Pinto pelas ruas do bairro. “O Carnaval aqui está ótimo, tudo uma maravilha. Quem ainda não veio, venha que não vai se arrepender”, expressou. O convite de Josias está de pé. A programação no local continua nesta terça-feira (25).


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]