Dólar com. 5.2363
IBovespa 1.77
09 de maio de 2021
min. 24º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Número de mortos na favela do Jacarezinho sobe para 28
17/04/2021 às 23h20

Entretenimento

Filme revela bastidores da Era Castro, que se encerra com aposentadoria de Raul Castro

Os irmãos Fidel e Raul Castro, que foram presidentes de Cuba (Foto: Divulgação/Curta!On)

 

Em meados do século XX, Cuba se tornaria o centro das atenções mundial e um dos territórios mais disputados pelas potências participantes da Guerra Fria. E tudo começou com uma revolução que daria início à chamada "Era Castro", que se encerra com a recém-anunciada aposentadoria de Raul Castro - irmão de Fidel Castro, que durante décadas também presidiu Cuba.  Toda essa história é tema do documentário francês “Cuba, A Revolução e o Mundo”, que chega ao streaming através do Curta!On - plataforma do Curta! disponível no NOW, da NET / Claro - e na TV paga através do canal Curta!. A primeira parte estreia nesta sexta-feira, 16 de abril, e a segunda vai ao ar na sexta-feira seguinte, dia 23.

O filme traz uma nova perspectiva da história: dessa vez, ela é contada por quem teve um papel-chave ao longo do processo revolucionário e suas decorrências. Os entrevistados foram dirigentes, membros dos serviços de inteligência, diplomatas cubanos, norte-americanos e russos; e, reunidos, revelam os bastidores do governo de Fidel Castro.

Além dos depoimentos, o documentário – dividido em duas partes – exibe um vasto acervo de imagens históricas. Estão ali entrevistas, pronunciamentos, cenas de Castro e seus aliados, além de registros dos conflitos e do cotidiano dos moradores da ilha.

A primeira parte do filme, dirigida por Mick Gold, fala da própria revolução, que se inicia na famosa batalha de Sierra Maestra — quando Che Guevara, Fidel Castro e demais guerrilheiros tomam o poder, em 1959. Em seguida, aborda os primeiros desdobramentos; entre eles, a instabilidade política e econômica que se seguiu à reação dos Estados Unidos e a resistência cubana às tentativas de invasão por parte daquele país.

O longa revela detalhes das negociações que trouxeram e retiraram – após a derrocada do bloco socialista – o respaldo soviético à ilha, tratado como uma forte interferência das potências orientais no Ocidente, em plena Guerra Fria. Também mostra o impacto e a influência cubana em outros países, como a Argélia, inspirando revoluções e guerrilhas. “Cuba, com apenas 110 mil km², se comporta quase como uma grande potência”, conta Oleg Darusenkov, diplomata russo, um dos entrevistados do filme.


O Ex-presidente Cubano, Fidel Castro (Foto: Divulgação/Curta!On)

Na segunda parte, o espectador se encontra com a realidade de Cuba após a Guerra Fria, marcada pelo fim do apoio soviético e, ainda, pelo embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos. Cuba, agora, é uma ilha mais desenvolvida que as vizinhas, mas que enfrenta centenas de desafios. 

 

SERVIÇO:

Cuba, a Revolução e o Mundo” – Parte 1 (Documentário)
Ao longo de 50 anos de relações internacionais, em que Cuba se volta sucessivamente para o Oriente e depois para o Ocidente, e desempenha um papel importante na África e na América Latina, surge uma história pouco conhecida do século 20, uma história contada pela primeira vez por suas testemunhas diretas. Diretora: Mick Gold. Duração: 59 min. Classificação: 14 anos. 

ONDE ASSISTIR:

No Streaming: Curta!On - plataforma do Curta! no NOW, da NET / Claro -, a qualquer hora. 

Na TV Paga: Canal Curta! - Sexta da Sociedade, 16 de abril, às 23h.
Horários Alternativos: 17 de abril, sábado, às 03h e às 10h45; 18 de abril, domingo, às 18h; 19 de abril, segunda-feira, 17h; 20 de abril, terça-feira, às 11h.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]