Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
19/05/2022 às 01h38

Entretenimento

Prefeito de Maceió, JHC, lança o maior São João do litoral do Brasil

Programação foi divulgada em evento no Espaço Pierre Chalita, na noite desta quarta-feira (18), que reuniu o setor produtivo, a imprensa e artistas

Prefeito de Maceió, JHC, lança o maior São João do Litoral do Brasil. - Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Sol, mar e muito forró. São esses elementos que maceioenses e turistas terão durante o São João de Maceió. Com muita música e ao lado de artistas locais, o prefeito JHC lançou, na noite desta quarta-feira (18), no Espaço Pierre Chalita, na Pajuçara, a programação oficial do maior São João do litoral do país, que tomará conta da capital alagoana com atrações nacionais, valorização cultural dos artistas da terra e palcos descentralizados no Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins e Jaraguá.

De acordo com o prefeito JHC, Maceió se organizou para que, em junho, o maceioense e os visitantes desfrutem de uma programação junina multicultural, aliada às belezas naturais da cidade. Confira a programação completa ao fim da matéria.

São João de Maceió resgata cultura e história da capital alagoana. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
São João de Maceió resgata cultura e história da capital alagoana. - Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“O São João é democrático, e tem a cara, a história e as nossas raízes. E, agora, vamos movimentar a economia com 15 dias de festa. Na medida em que fazemos estes grandes eventos, geraremos mais oportunidade para a nossa gente. Em junho, apesar do clima mais frio, as nossas águas continuam quentes. Por isso, a festa não vai parar, a alegria vai contagiar a todos que nos visitam. Vamos fazer o São João do tamanho que a nossa cidade merece”, frisou o prefeito.

JHC anunciou a programação da festa junina ao lado do empresário e influenciador digital Carlinhos Maia, que recebeu, do prefeito, o título de ‘Embaixador para o Turismo de Maceió'. Carlinhos tem mais de 45 milhões de seguidores no Instagram, sendo um dos maiores blogueiros do mundo.

Prefeito JHC entregou título de 'Embaixador para o Turismo de Maceió a Carlinhos Maia. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Prefeito JHC entregou título de 'Embaixador para o Turismo de Maceió a Carlinhos Maia. - Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Tenho certeza de que, com esta programação, teremos o maior São João do Brasil. E eu, que sempre curto as festas juninas na vila, vou prestigiar a festa de Maceió, desta vez. Todos ansiosos pela programação de São João e estamos todos com muita energia para divulgar ainda mais Maceió que tem a maior festa junina do litoral”, disse o influencer, reiterando que a capital alagoana é um dos tesouros do país.

Para o secretário Municipal de Comunicação, Lininho Novais, a programação junina também apresenta um grande incentivo e valorização aos artistas locais. Ele disse ser impossível não se emocionar com o retorno de uma das festas mais aguardadas pelo povo de Maceió.

Secretário de comunicação de Maceió, Lininho Novais, destacou valorização dos artistas locais. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Secretário de comunicação de Maceió, Lininho Novais, destacou valorização dos artistas locais. - Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Hoje, reunimos o setor produtivo, incluindo o trade turístico, e a imprensa alagoana para apresentarmos como será o evento de 2022. O São João da capital deve movimentar a economia local em mais de R$ 100 milhões. O prefeito JHC acompanhou todo o processo de elaboração da programação e ficamos muito felizes por este momento, que traz de volta a alegria das festas juninas ao nosso povo”, ressaltou o secretário.

Ele divulgou que a festa, no Benedito Bentes, acontecerá de 15 a 19 de junho, em uma grande arena a ser montada. Entre 23 e 29 de junho, a programação será multicultural no Estacionamento de Jaraguá, com atrações nacionais e até internacionais. E, não para por aí. Nos dias 23 e 30, a Arena Forró & Folia, numa parceria com a Organização Arnon de Mello, vai divertir o público com apresentações de quadrilhas juninas, bumba-meu-boi e coco de roda.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Hugo Lyra, destacou que o empenho da gestão é realizar o maior e melhor São João que a cidade já vivenciou.

Presidente da FMAC, João Hugo Lyra, ressaltou dimensão da festa junina da capital. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
Presidente da FMAC, João Hugo Lyra, ressaltou dimensão da festa junina da capital. - Célio Júnior/Secom Maceió

“Passamos dois anos em casa e a expectativa é a melhor possível. Vamos receber artistas locais e de fora para dar a dimensão que Maceió merece, de grandiosidade. O festival Abril pra Cultura, no mês passado, mostrou que retomamos as nossas programações com tudo e o São João não poderia ficar para trás. Estamos lançando, hoje, aquele que será o maior evento junino do Brasil”, destacou João Hugo Lyra.

Desde o início da gestão do prefeito JHC em Maceió, 15 editais já foram lançados, beneficiando quase 3.200 artistas. Os músicos e grupos locais que integram a programação do São João de Maceió foram selecionados por meio dos editais ‘Toca Tudo MCZ’ e ‘Vem pra Praça’.

O mês de junho, no calendário turístico em Maceió, é sempre um período complicado para o setor hoteleiro. Graças ao São João da capital, a perspectiva é de que a ocupação nos hotéis chegue a 90%. A secretária Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, avalia que a programação junina é fundamental para que a temporada tenha um maior alcance.

Secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Patrícia Mourão, pontuou diferencial cultural da cidade. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
Secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Patrícia Mourão, pontuou diferencial cultural da cidade. - Célio Júnior/Secom Maceió

“O grande atrativo de Maceió continua sendo o sol e o mar. No entanto, esse diferencial de cultura que só a capital possui é super importante para agregar ainda mais valor aos nossos atrativos. Como vemos em outros estados, grandes eventos são estratégicos para aquecer o turismo e movimentar a economia local, gerando emprego e renda para a população. Aqui em Maceió, a Prefeitura inova, mais uma vez, com uma programação com a cara do destino, para todos os gostos e com a hospitalidade já conhecida dos maceioenses”, pontuou Patrícia Mourão.

Na capital, a estimativa é que existam mais de 23 mil leitos entre hotéis, pousadas e por meio da plataforma Airbnb, com preços para todos os bolsos. Os mais de R$ 200 milhões investidos para a revitalização de pontos turísticos, incentivo aos setores econômicos e instalação de espaços criativos em toda a cidade permitiram a abertura de quase 1.500 leitos no último ano, com expectativa de mais.

Maceió é massa desde a sua origem

A ideia da festa junina reforça um contexto de resgate à cultura e a história de Maceió, que é massa desde o início. O primeiro nome da cidade se refere ao Riacho Salgadinho, que, hoje, passa por um processo de requalificação ambiental histórico.

Foi o Riacho Salgadinho que os primeiros habitantes – os indígenas – chamaram de Massayó ou Massai-ó-k, que significa “o que tapa o alagadiço”. Posteriormente, este nome foi dado ao engenho construído em frente onde hoje é a Catedral Metropolitana e, depois, foi escolhido para batizar a capital dos alagoanos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO JUNINA

FORRÓ DO BIU – BENEDITO BENTES

15/06

Messias Lima

Xameguinho

César Salles

Mô Fio

Baby Som

Magníficos

Tierry

16/06

Irineu Nicacio

Felipe Diniz

Los Borachos

Leyla Oliver

Gatinha Manhosa

Priscila Senna

17/06

Almir Taylor

Bia Medeiros

Garota Sertaneja

Ana Lobo

Geraldo Cardoso

Nonato o Poeta

18/06

Dinha Soares

Rafinha Benuti

Gordinho do Piseiro

Nathália Martins

Devinho Novaes

Aveloz

19/06

Zé Princesa e Banda

Alberto Germano

Paulinho Balbino

Jorge de Altinho

Japinha Conde

Mano Walter

SÃO JOÃO DO JARAGUÁ

23/06

Lula Sabia

Zé Neto Leão

Alisson Cunha

Thiaguinho

Zé Felipe

Xand Avião

24/06

Thiago Vás

Jaques Setton

Pedro Sampaio

Alok

Zé Vaqueiro

25/06

Rick Araújo e Maryjane

Tião Marcolino

Beto Marcolino

Felipe Amorim

Gustavo Mioto

Bruno e Marrone

26/06

Val Pimentel

Diego Francis

Tuca Martins

Taty Girl

Luan Santana

27/06

Cláudio Rios

Fidelis e a Cabrieira

Galã

Lucy Alves

Nattan

Ludmilla

Matheus e Kauan

28/06

Chau do Pife

Banda Quadrilhão

Marlus Viana

Raí Saia Rodada

Dennis DJ

Wesley Safadão

29/06

Micheli Andrade

Walkiria Santos*

Elba Ramalho

Limão com Mel

Gustavo Lima


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]