Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
22/06/2022 às 14h30

Entretenimento

Expedição "Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro" chega a Maceió com peça de teatro e oficinas makers gratuitas para crianças a partir de 6 anos

Gratuita, a programação desperta curiosidade, engajamento e pertencimento das participantes nas áreas de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que têm baixa representatividade feminina

Expedição "Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro" - Fernanda Fluguel/Divulgação

De 28 de junho a 1 de julho, o Centro de Inovação Jaraguá, em Maceió, é o endereço da expedição "Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro", idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. A iniciativa promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres na ciência para crianças de 6 a 17 anos, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e oficinas práticas. Cinco jovens vencedoras do prêmio "Mude o Mundo Como Uma Menina" - também realizado pela Força Meninas - darão palestras sobre suas experiências pessoais. Viabilizada pela Lei do Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas ArcelorMittal, Oxiteno e IBM, a expedição passará por 17 cidades situadas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Construída em parceria com a Cia Realejo, a peça "Uma Janela Para O Mundo" é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas, que vivem em décadas diferentes - Luna está em 2022 e Estela em 1922 - e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola.

Além de participarem de oficinas makers, as crianças também vivenciarão na prática conceitos de linguagem computacional, eletrônica e até uma experiência de realidade virtual.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de 10 mulheres de destaque nas carreiras de STEAM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw, a bióloga e educadora Bertha Lutz e a matemática Ada Lovelace.

A iniciativa rodará o país durante quatro meses, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Resende, Juiz de Fora, Vitória, Belo Horizonte, Contagem, Brasília, Piracicaba, Suzano, Mauá, São Luís, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Aracaju, Camaçari e Salvador. Ficará uma semana em cada cidade e os protocolos sanitários locais serão cumpridos. As apresentações terão também transmissão em libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

"A expedição é um convite para meninas descobrirem seu potencial, conhecerem e se inspirarem em mulheres que romperam barreiras em áreas dominadas por homens, e sonharem com novos futuros. A participação de meninos é muito bem-vinda na construção deste futuro mais igualitário. Nossa expectativa é que mais de 40 mil crianças sejam impactadas pelo 'Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro''', conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto.

Força Meninas também abre inscrição para crianças interessadas participarem gratuitamente das atividades. Para isso, basta fazer o cadastro pelo site.

Sinopse do espetáculo "Uma Janela Para o Mundo"

O espetáculo infantil "Uma Janela Para o Mundo", uma criação da Força Meninas em colaboração com a Cia Realejo, conta a história de Luna e Estela, meninas inventivas insatisfeitas com suas realidades. O caso é que há um século entre elas: Estela vive em 1922 e Luna, em 2022. Mas ambas decidem criar uma máquina do tempo e fugir dos problemas de seus mundos. A máquina, porém, leva as duas para o laboratório de Celeste, uma espécie de alquimista e cientista que habita algum lugar do tempo-espaço. Neste mundo mágico, as duas conhecem mulheres reais pioneiras nas áreas da ciência e da tecnologia que inspiram suas jornadas.

Além disso, o encontro das três personagens abre janelas para seus próprios mundos e muda para sempre o rumo de suas vidas. As brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola são algumas das mulheres homenageadas pela peça.

FICHA TÉCNICA

"Uma Janela Para o Mundo"

Concepção e criação: Cia Realejo e Força Meninas

Dramaturgia: Mariana Marinho

Colaboração dramatúrgica: Déborah De Mari

Direção cênica e musical: Felipe Gomes Moreira


Elenco: Jennifer Souza, Mariana Marinho, Thai Leão e Thais Melo

Produção do espetáculo: Jennifer Souza e Thai Leão

Produção geral: Força Meninas

Figurino e adereços: Bruna Recchia

Cenário: Like Produções

Classificação: Livre

Duração: 30 min.

Oficinas:

Viagem à lua com Katherine Johnson - Oficina de Engenharia e Pensamento Computacional

Nesta atividade, as crianças farão uma viagem para a Lua. Mas, para isso, será necessário construir um foguete para chegar até lá. Pensamento computacional e conceitos de engenharia serão colocados em prática nesse desafio. E aí, topa entrar nesta jornada?

Criando Jogos com Carol Shaw - Oficina Circuito e Eletrônica

Nesta oficina, será criado um jogo de tabuleiro por meio da construção de um circuito de papel. As participantes aprenderão como gamificar o tabuleiro, e a missão será chegar ao final dele para acender a luz de suas ideias - o que simboliza a capacidade criativa das crianças. Conceitos de games, eletrônica, resolução de problemas e trabalho em equipe são algumas das habilidades desenvolvidas nessa atividade.

Se eu posso ver, eu posso ser com Ada Lovelace - Experiência de Realidade Virtual

As crianças receberão um livreto contando a história de mulheres inspiradoras que transformaram o mundo através de suas descobertas e invenções. Após conhecer as histórias delas, serão convidadas a desenhar como se imaginam no futuro. O resultado dessa atividade é uma experiência de realidade virtual que os participantes poderão levar para casa.

Sobre a Força Meninas


Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de um novo futuro para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 45 mil meninas sensibilizadas em 12 estados e 22 cidades no Brasil.

Sobre a Cia Realejo

A Cia Realejo é uma companhia teatral que há seis anos se dedica a contações de histórias e espetáculos infantis. Nas peças do coletivo, toda reflexão se faz sempre por meio do olhar da criança. O tema central são assuntos contemporâneos, como os dilemas enfrentados por meninas e mulheres, e o objetivo é estimulá-las a que se tornem donas de suas próprias histórias. Atualmente o grupo é formado pelas atrizes Jennifer Souza, Mariana Marinho, Thai Leão e Thais Melo.


Serviço Expedição "Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro"

MACEIÓ

Local: Centro de Inovação Jaraguá
Endereço: Rua Melo Póvoas, 110 - Jaraguá - Maceió - AL
Data: 28 de junho a 01 de julho

Inscrições para Maceió pelo site

Grátis
Adultos apenas acompanhados de crianças.


Fonte: Agência Lema

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]