Dólar com. 5.1575
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/07/2022 às 10h47

Entretenimento

Festival Alagadiças toma fôlego e segue para sua segunda edição

Divulgação

O Festival Alagadiças toma fôlego e segue para sua segunda edição. Durante as tardes e noites dos dias 22, 23 e 25 de julho, no Sebrae do Centro, Maceió receberá uma diversificada programação com Oficinas, Feira Afroempreendedora, Exposição Audio Visual, poesia, dança e muita música, uma demonstração do enorme potencial de mulheres negres alagoanes. A ideia principal é reunir mulheres negres, indígenes e afro indígenes, representando a experiência e cotidiano das mulheres latino americanas, que por sua vez, representam a maior parcela populacional no contexto alagoano. Dia 25 de julho é comemorado o dia da mulher negra, latino americana e caribenha. E Alagoas é parte inseparável dessa história. Das terras de Dandara, Tia Marcelina e Zeza do Côco, Alagadiças vem aí para representar a memória do povo dessa terra.

A primeira edição do Festival Alagadiças, apresentada no Dia Internacional da Mulher (8 de março de 2021), foi brilhantemente composta por artistes alagoanes. Cheias de ousadia e talento, fizeram o evento ser um sucesso. O evento teve formato virtual e alcançou público em diversos lugares do Brasil. Dança, música, performance e poesia foram os principais elementos trazidos para o momento. Esse ano, a produção caprichada de Sal Bernardo e Mel Nascimento, liderando uma equipe 80% feminina, proporciona um evento presencial e gratuito ao público. Esta iniciativa se tornou possível por meio da aprovação no edital de Economia Criativa do Sebrae, além de já ter sido aprovada em editais tanto municipal (FMAC), quanto estadual (SECULT).

Se em algum momento essas mulheres são esquecidas, a segunda edição do Alagadiças, faz elas tomarem a voz e se destacarem com toda ancestralidade e poder de mulher que cultiva e cuida dessas terras. O Festival Alagadiças simboliza um momento que perpassa o tempo e as fronteiras pelo mundo ao ecoar a luta constante pelo direito pleno à vida das mulheres. A celebração do dia da mulher negra, latino americana e caribenha é ato de insurgência ao sistema que oprime, violenta e mata meninas e mulheres. E em momentos tão áridos que vivemos frente à tanto retrocesso, eis que as mulheres imprimem sobre as (A)lagoas um Ato festivo produzido por mulheres alagoanas, agregando manifestações artistico-culturais da música, da poesia e da dança com artistas que representam o legado de luta e resistência na terra de Dandara.

Nessa edição teremos também oficinas para aprimorar as performances de mulheres em geral que se autodeclarem negras (pardas e pretas). Fortaleceremos também o afroempreendedorismo, com expositoras do Coletivo Nosso Ilê gerando oportunidades e fazendo com que essas afroempreendedoras criem uma cadeia produtiva onde as mulheres negras sejam as protagonistas de suas histórias através de suas produções, e, assim, promover mais inclusão social e econômica.

Nesse sentido o projeto defende a formalização através do MEI, a divulgação em rede com o objetivo de fortalecer a marca de cada uma das envolvidas.

O que: Festival Alagadiças

Onde: SEBRAE, Centro de Maceió

Quando: de 22 a 25 de julho

Horários: tardes e noites

Entrada gratuita

Contato: (82)9.9614-1658

Confira a programação detalhada a seguir:

Programação Festival Alagadiças

Dia 22/07 - Sexta

9h às 12h Oficina de Expressão Corporal Gessyca Geyza

12h às 13h Atividade Cultural/Almoço Coisa de Pele

14h às 17h Oficina de Slam Ticiane Simões

17h às 18h Atividade Cultural Alice Gorete

Dia 23/07 - Sábado

9h às 12h Empreendendo em Rede Rafaela Chafer

12h às 13h Atividade Cultural/Almoço Eliza Castillo

14h às 17h Oficina de Dança Afro Leide Serafim Olodum

17h às 18h Atividade Cultural Naná Martins

Dia 25/07 - Segunda

Das 16h às 22h

Ana Carla Moraes

Arielly Oliveira

Bumba Minha Vaca

Flormands

Gabi Craví e Canela

Indiara

Malu Remigio

Mary Alves

Mel Nascimento

Nany Moreno

Nara Cordeiro

Naty Barros

Paula Quintino e Alexandrea

Tata Alagoana

Zezinha

Exposição Audio Visual - Menines

Feira das Afroempreendedoras do Coletivo Nosso Ilê


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]