Dólar com. 5.0702
IBovespa 0.58
03 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
25/01/2024 às 16h00

Entretenimento

Exposição "Agélio Novaes: Minha Alma é Colorida" destaca universo carnavalesco

Mostra será no Misa e se inicia no dia 2 de fevereiro, durante as prévias carnavalescas de Maceió

Fonte: Reprodução

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) será palco, no período de 2 de fevereiro a 2 de março de 2024, da exposição "Agélio Novaes: Minha Alma é Colorida", uma celebração artística que destaca o universo das manifestações carnavalescas no estado.

A abertura oficial está marcada para o dia 2 de fevereiro, às 19h, proporcionando aos visitantes a oportunidade de mergulhar na riqueza cultural retratada nas pinturas do desenhista, artista plástico e cenógrafo Agélio Novaes.

A exposição é um convite para explorar o imaginário artístico de Novaes, que traz à tona uma diversidade de personagens típicos das festividades carnavalescas em Alagoas. O público terá a chance de se deparar com a imponência da ala ursa, o ruge-ruge contagiante dos bailes de clubes e blocos de rua, a encantadora burrinha, o garoto mascarado e sua mensagem de amor.

Cada obra exposta representa a alegria, o bom-humor e a ironia inerentes ao carnaval. Desde o rei do passo, o Moleque Namorador, até a irreverência da Miss Paripueira, Agélio Novaes traduz em suas criações a essência festiva que transforma cada dia em um verdadeiro carnaval.

Durante o período da exposição, o Misa receberá o projeto especial "Mamãe no Misa", que consiste na participação da boneca Mamãe do bloco Filhinhos da Mamãe, que parte do Museu Théo Brandão no dia 2 de fevereiro, durante as prévias carnavalescas de Maceió. O desfile percorrerá a Avenida da Paz até a Avenida Sá e Albuquerque, culminando no museu. Ao final do bloco, a boneca permanecerá no Misa, integrando-se à exposição "Agélio Novaes: Minha Alma é Colorida". Essa participação especial oferece aos visitantes a oportunidade única de vivenciar não apenas a arte visual, mas também a efervescência e a tradição do carnaval alagoano.

Agélio Novaes, nascido em Viçosa, Alagoas, demonstra sua maestria como desenhista desde a infância, quando estudou com o renomado mestre alagoano Lourenço Peixoto. Sua formação inclui passagens pelo Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, além de especializações em Artes Gráficas e Imagem Digital pelo Senai-SP. Com sete exposições individuais e várias premiações em coletivas e salões, Novaes solidificou sua posição no cenário artístico brasileiro.

O curador da exposição, Walter Karwatzki, pós-doutorando do PPG em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, destaca a importância do evento para a valorização da cultura carnavalesca em Alagoas. Ele também é membro do projeto CNPq "Território Nômade: experiências artísticas e colaborativas" e representante da Sedac-RS no Colegiado de Artes Visuais.

"A exposição promete ser uma experiência única, proporcionando aos visitantes uma imersão no universo do carnaval alagoano através do talento de Agélio Novaes”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.


Fonte: Ascom Secult

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]