Dólar com. 5.4584
IBovespa 8
12 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF dá 30 dias para conclusão de acordos de leniência da Lava Jato
09/02/2024 às 22h00

Entretenimento

Sábado de Zé Pereira na Rua Sol Nascente promete animar o Bom Parto e Brejal com o Bloco do Bôbo

Carnaval na Rua Sol Nascente: Celebração e Luta de Mãos Dadas!

Fonte: Reprodução

Na Rua Sol Nascente, situada no bairro Bom Parto, em Maceió, o carnaval desvela sua essência mais autêntica: a celebração popular. Durante o sábado de Zé Pereira, os moradores de Bom Parto e Brejal tomarão as ruas, reivindicando o direito ao riso e à festa no Bloco do Bôbo - uma iniciativa do Instituto Quintal Cultural, que há 23 anos vem promovendo a folia na região periférica.

No próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 14h, a Rua Sol Nascente ganha novas cores e mais animação no sábado de Zé Pereira! Prepare-se para uma celebração única e cheia de energia nas ruas do Bom Parto e Brejal, pois teremos a presença de ilustres convidados que, juntamente com o Bloco do Bôbo, vão contagiar todos com muita folia e alegria.

A tradição do Repasse de Saberes através do Mestre Severino "O Bôbo" é de suma importância para a preservação da cultura afro-brasileira. Através da arte do boneco, o Mestre Severino transmite conhecimentos ancestrais, histórias e valores que são essenciais para a comunidade.

A roda de diálogos tem como tema Memórias Contemporâneas do Carnaval de Rua de Maceió e política de fomento cultural, empregabilidade e desenvolvimento econômico. Um olhar sobre as cadeias produtivas da Cultura  antirracista do Carnaval periferico.

Participando da Roda de diálogos estão:

- Pedro Verdino (Escritório Alagoas do Ministério da Cultura)

- Quintal Cultural

- ⁠Bloco do Bôbo

- ⁠Movimento dos Povos das Lagoas

- Sururu da Lama

O Bloco do Bôbo, também discute uma pauta muito importante para a sociedade alagoana, o crime socioambiental da Braskem. A Braskem, gigante petroquímica brasileira, protagonizou um dos maiores crimes socioambientais em área urbana do mundo. A exploração desenfreada de sal-gema pela empresa causou o afundamento e a rachadura de bairros inteiros, como Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Levada, impactando a vida de milhares de pessoas.

Mais de 40 mil famílias foram diretamente afetadas, obrigadas a abandonar seus lares e negócios. A comunidade sofre com perdas materiais, insegurança, problemas psicológicos e a ruptura de seus laços sociais.

Participe desta festa única! Sua presença é essencial para fortalecer o eco deste GRITO necessário!

A programação do dia inclui:

- Zeza do Coco

- Poesia Musicada no Pandeiro

- Afrodendê

- Orquestra de Frevo Frevarte

- Batuque Mundaú

- Boi Força Bruta

- Chico Jamaica

- Só vai quem Bebe

- Sururu da Lama

- ⁠Banda de Pife Fulô da Chica Boa

- ⁠Banda de Pife São José

- ⁠Banda de Pife Sagrado Coração de Jesus

Esses grupos e blocos carnavalescos se reunirão em frente ao Quintal Cultural para fazer ecoar um grito necessário: #BraskenCriminosa!! #nossasvidasimportam!!!

Apoiadores:

- Pitú

- Sinteal

- Bancários

- Correios

- Fulô da Chica Boa

- Churrasquinho do Sil

- Venda da Marlene

- Circularte

- ⁠SECULT/AL

- ⁠SEMCE

Assessoria de Imprensa Keka Rabelo (82) 98220-3194/ (82) 98849-2085

SERVIÇO:

Bloco do Bôbo - Rua Sol Nascente

Horário: 14h

Concentração: Quintal Cultural

Mais informações através das redes sociais:

Instagram : @quintalculturalmcz

Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, com contribuição do Bloco do Bobo


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]