Dólar com. 4.9938
IBovespa 0.58
24 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vigilância Sanitária apreende 500 kg de produtos vencidos na Levada
09/02/2024 às 22h00

Entretenimento

Sábado de Zé Pereira na Rua Sol Nascente promete animar o Bom Parto e Brejal com o Bloco do Bôbo

Carnaval na Rua Sol Nascente: Celebração e Luta de Mãos Dadas!

Fonte: Reprodução

Na Rua Sol Nascente, situada no bairro Bom Parto, em Maceió, o carnaval desvela sua essência mais autêntica: a celebração popular. Durante o sábado de Zé Pereira, os moradores de Bom Parto e Brejal tomarão as ruas, reivindicando o direito ao riso e à festa no Bloco do Bôbo - uma iniciativa do Instituto Quintal Cultural, que há 23 anos vem promovendo a folia na região periférica.

No próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 14h, a Rua Sol Nascente ganha novas cores e mais animação no sábado de Zé Pereira! Prepare-se para uma celebração única e cheia de energia nas ruas do Bom Parto e Brejal, pois teremos a presença de ilustres convidados que, juntamente com o Bloco do Bôbo, vão contagiar todos com muita folia e alegria.

A tradição do Repasse de Saberes através do Mestre Severino "O Bôbo" é de suma importância para a preservação da cultura afro-brasileira. Através da arte do boneco, o Mestre Severino transmite conhecimentos ancestrais, histórias e valores que são essenciais para a comunidade.

A roda de diálogos tem como tema Memórias Contemporâneas do Carnaval de Rua de Maceió e política de fomento cultural, empregabilidade e desenvolvimento econômico. Um olhar sobre as cadeias produtivas da Cultura  antirracista do Carnaval periferico.

Participando da Roda de diálogos estão:

- Pedro Verdino (Escritório Alagoas do Ministério da Cultura)

- Quintal Cultural

- ⁠Bloco do Bôbo

- ⁠Movimento dos Povos das Lagoas

- Sururu da Lama

O Bloco do Bôbo, também discute uma pauta muito importante para a sociedade alagoana, o crime socioambiental da Braskem. A Braskem, gigante petroquímica brasileira, protagonizou um dos maiores crimes socioambientais em área urbana do mundo. A exploração desenfreada de sal-gema pela empresa causou o afundamento e a rachadura de bairros inteiros, como Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Levada, impactando a vida de milhares de pessoas.

Mais de 40 mil famílias foram diretamente afetadas, obrigadas a abandonar seus lares e negócios. A comunidade sofre com perdas materiais, insegurança, problemas psicológicos e a ruptura de seus laços sociais.

Participe desta festa única! Sua presença é essencial para fortalecer o eco deste GRITO necessário!

A programação do dia inclui:

- Zeza do Coco

- Poesia Musicada no Pandeiro

- Afrodendê

- Orquestra de Frevo Frevarte

- Batuque Mundaú

- Boi Força Bruta

- Chico Jamaica

- Só vai quem Bebe

- Sururu da Lama

- ⁠Banda de Pife Fulô da Chica Boa

- ⁠Banda de Pife São José

- ⁠Banda de Pife Sagrado Coração de Jesus

Esses grupos e blocos carnavalescos se reunirão em frente ao Quintal Cultural para fazer ecoar um grito necessário: #BraskenCriminosa!! #nossasvidasimportam!!!

Apoiadores:

- Pitú

- Sinteal

- Bancários

- Correios

- Fulô da Chica Boa

- Churrasquinho do Sil

- Venda da Marlene

- Circularte

- ⁠SECULT/AL

- ⁠SEMCE

Assessoria de Imprensa Keka Rabelo (82) 98220-3194/ (82) 98849-2085

SERVIÇO:

Bloco do Bôbo - Rua Sol Nascente

Horário: 14h

Concentração: Quintal Cultural

Mais informações através das redes sociais:

Instagram : @quintalculturalmcz

Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, com contribuição do Bloco do Bobo


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]