Encenando poemas da artista DAY20, escritora alagoana finalista no Prêmio Nacional de Literatura Carolina de Jesus, o espetáculo multiartístico “Renascimento” estreia em Maceió no dia 17 de agosto, às 20h, com uma temática inspiradora: os desafios da autorrealização e da renovação da esperança. As apresentações serão realizadas no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro. Os ingressos estão disponíveis pelo WhatsApp (82) 9 9968-4761, na bilheteria do Teatro e pelo link https://www.sympla.com.br/evento/renascimento-voce-e-a-sua-maior-obra-de-arte/2572002
O enredo conta a história de uma poeta que perdeu o gosto pela vida. Ela se vê estagnada em uma realidade distante do que tanto almeja e ao encontrar um bumba meu boi rompe o desânimo. A partir daí a artista percorre os caminhos da sabedoria popular e reescreve uma nova história. Nessa trajetória, ela encontra capoeiristas, rappers, forrozeiros e mamulengo, assim como participa de rodas de coco e de samba. A jornada instiga o público a ir para Encantada, um lugar onde ninguém é rei e as pessoas se casam primeiro consigo. Por meio de poesias coreografadas, musicadas e declamadas, “Renascimento” é um convite para o público se reconectar com a sua verdade. Assumir e honrar a sua vontade. O que você quer, mas que não está acontecendo. Ainda. O espetáculo será encenado no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro, no Centro de Maceió) com sessões às 20h nos dias 17 e 18 de agosto; às 17h30 e às 20h nos dias 21 e 22 de setembro e às 20h nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Todas as sessões contam com intérpretes de libras e audiodescrição.
O repertório conta com uma releitura do poema “Vou-me embora para Pasárgada”, de Manoel Bandeira, que virou “Vou-me embora para Encantada”. O espetáculo também terá uma paródia da música “Cotidiano”, de Chico Buarque, que foi inserida em uma das canções do maestro Villa Lobos, e será cantada pelo Coro Ângelus. Além do coral, “Renascimento” terá também a participação de José Marcos do Barzarte, ganhador do prêmio Edna Constante de Contribuição à Cultura Alagoana. A coreografia é de Luana Lins, bailarina alagoana formada no Bolshoi. O espetáculo contará com a presença das cantoras Ju Mascarenhas, Mel Nascimento e do rapper Lyp. Quem assina o roteiro e a direção é a multiartista DAY20, Daylhane Cunha Lemanski, finalista no Prêmio Nacional de Literatura Carolina de Jesus que, junto com a Educani Produções, utiliza a variedade de expressões artísticas para transmitir emoções e reflexões que auxiliam no desenvolvimento das capacidades humanas e na formação de uma sociedade mais inclusiva.
“Nosso propósito com essa primeira temporada do espetáculo ‘Renascimento’ é, através do poder da arte, transmitir uma mensagem de renovação de forças, da capacidade de superação e da autoestima. É a recuperação da escuta interior, que decide lutar por rumos de maior realização, ainda que pouco habituais”, disse a diretora do espetáculo, Daylhane Cunha Lemanski.
IMPACTO SOCIAL EM MACEIÓ
Aproximadamente 2 mil moradores e visitantes de Maceió vão poder prestigiar a temporada de apresentações de “Renascimento”, no Teatro de Arena. “Nossa visão é efetivar o potencial social, econômico e humano de ter pessoas em Maceió que frequentem lugares de arte, reflexão, beleza e renovação de dentro pra fora”, explicou.
Cerca de 70 profissionais estão diretamente envolvidos em todas as áreas para entregar uma oferta recorrente de lazer que, ao mesmo tempo que desbrava um mercado pouco explorado em Maceió, que é o segmento do turismo cultural, oferece previsibilidade financeira e complemento de renda para agentes da indústria criativa. A Educani Produções, junto com o patrocínio da BRK e do Grupo Equatorial, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, está proporcionando à população de Maceió a chance de se orgulhar, de se reconhecer e de se identificar com a autêntica cultura de alta qualidade que é produzida aqui.
“Esse é o nosso movimento: que as pessoas de Maceió tenham o hábito de acessar prazeres culturais que renovam a apreciação pela vida e pela nossa cidade”, ressaltou a diretora da Educani Produções.
SERVIÇO
Ministério da Cultura, BRK e Grupo Equatorial apresentam “Renascimento”
Datas: 17 e 18 de Agosto às 20h; 21 e 22 de Setembro às 17h30 e às 20h; 8, 9 e 10 de Novembro às 20h;
Local: Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro);
Endereço: Tv. Dias Cabral, 112-176 - Centro, Maceió;
Ingressos: pelo WhatsApp 82 9 9968-4761, na bilheteria do Teatro (somente no dia) e pelo link https://www.sympla.com.br/evento/renascimento-voce-e-a-sua-maior-obra-de-arte/2572002
Fonte: Assessoria