A espera acabou. Chegou a hora de conhecer os detalhes da programação da edição de 2024 do Circuito Penedo de Cinema. O maior evento cinematográfico do estado de Alagoas será realizado entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro na cidade ribeirinha, e terá sete dias de uma variada e intensa programação completamente aberta ao público com muitas oficinas, workshops, música e, claro, muitos filmes.
A abertura, nesta segunda (25), será realizada às 19h no Centro de Convenções Zeca Peixoto, com a presença de diversas autoridades, dentre elas o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo; o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes; a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas; e o coordenador-geral do Circuito, professor Sérgio Onofre, entre tantos outros. Na ocasião, haverá apresentações do grupo FiloMove da Ufal e da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), que farão homenagens ao cinema argentino, tema da edição deste ano do evento.
Logo na sequência, a partir das 20h, terá início a Mostra de Longa-Metragem Nacional, com o filme argentino A Outra Pele. “Estamos com muitas boas expectativas para esse grande momento que é a abertura do nosso evento, o primeiro dia de uma semana repleta de atrações para todos os gostos”, celebrou Sérgio Onofre.
A Mostra de Longa-Metragem Nacional continua durante toda semana, sempre às 20h, exceto na quarta-feira, com os filmes Saudosa Maloca, Aumenta que é Rock'n Roll, Câncer com Ascendente em Virgem e O Menino d'olho D'Água; Este último, no domingo (1º), vai anteceder a premiação dos festivais e mostras competitivas, marcando o encerramento da 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema.
O evento contará ainda com as presenças da atriz Fabiana Karla, que acompanhará a exibição dos filmes De Repente, Miss (no sábado, 30, das 15h40 às 17h, no Cine São Francisco) e Câncer com Ascendente em Virgem (como parte da Mostra de Longa-Metragem, veja mais abaixo); Larissa Bocchino, que ministrará workshop sobre O Ator no Mercado do Audiovisual; Gero Camilo, que acompanhará o filme Saudosa Maloca; e outros, cujos detalhes podem ser vistos nas redes sociais do evento.
FILMES INFANTIS
Da terça (26) até a quinta (28), o Centro de Convenções Zeca Peixoto sediará, das 8h às 10h, a Mostra de Cinema Infantil, com filmes como A Bola (dirigido por Brenda Maia), Agosto dos Ventos (de Paulo Henrique Antunes), Era uma Noite de São João (de Bruna Velden), Bicicleta Vermelha (de Rodolpho Pinotti), Osmose (de Camila Martinez), Lagrimar (de Paula Vanina), Até onde as Pernas Durem (de Alisson Nascimento) e muitos outros.
ENCONTRO DE CINEMA ALAGOANO
Para este ano, o Encontro de Cinema Alagoano preparou oficinas e workshops com temas variados. A primeira delas, com o ator Alexandre Barillari e o crítico de cinema Filippo Pitanga, sobre Shakespeare no Cinema e a Reinvenção do Humano, acontecerá entre os dias 26 e 29 no Theatro Sete de Setembro, das 10h30 às 12h30. A ação é aberta ao público, mas com vagas limitadas. Clique aqui para saber mais e se inscrever.
A segunda delas será Cinema à Margem: Da ideia à distribuição, ministrada pelo diretor e roteirista Cristiano Burlan, que será no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEU), entre os dias 26 e 30 de novembro das 9h ao meio-dia. A ação visa propor uma reflexão sobre os meios e modos de produção e realização do cinema que ficam às margens dos grandes patrocínios. Clique aqui para saber mais e se inscrever.
Na faixa vespertina, mas no Cine Penedo e sempre a partir das 14h, o Encontro de Cinema Alagoano apresenta na terça (26), o workshop Cinema e Literatura Argentina em Jorge Luiz Borges, ministrado por Eloy Gonzalez. Já na quarta (27) será a vez da roda Conversando sobre Roteiro, com Guilherme Quintella e Tairone Feitosa. Para ambas as ações não precisa se inscrever, basta chegar e acompanhar.
Já na quinta (28), o evento apresenta o segundo workshop, intitulado Cidades Criativas da Unesco na América Latina, com representantes de Penedo, de Santos (SP) e de Vicente Lopez, cidade argentina que recebeu o selo recentemente. Por último, na sexta (29), o Encontro de Cinema Alagoano apresenta discussão sobre O papel do Estado no desenvolvimento da indústria criativa do Audiovisual, com Juca Ferreira. Ambas as ações não precisam de inscrição, basta chegar e acompanhar.
OUTRAS ATRAÇÕES
Ainda durante o Circuito, o público vai acompanhar o Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, entre os dias 26 e 29, das 14h às 16h, no Centro de Convenções Zeca Peixoto. No dia seguinte, o Circuito exibe a Mostra de Longa-Metragem Ambiental com o filme Filhos do Mangue e contará com debate com a presença de parte do elenco do filme: os atores Genilda Silva e Roney Villela, além do produtor Fernando Muniz.
Também acontecerá a Mostra Internacional Socioambiental de Curtas que exibirá na sexta (29), no Centro de Convenções Zeca Peixoto, das 8h às 10h, os seguintes filmes: O Saco de Água Quente (La Bolsita de Agua Caliente), da Argentina; Semillas, El Legado de La Tierra, do México; Um depósito de Bagagem, do Equador; La Voz del Huito, do Peru e A Ilha, da Colômbia. Clique aqui e saiba mais.
O Festival de Cinema Universitário exibe, de terça (26) a quinta (28), os filmes: No Meio do Campo (dirigido por Vinicius Menezes), Projeto de Doutorado 1 (Roseane Monteiro), Apesar das Quebras (de Mark Nascimento), Este Navio vai Afundar (Luc da Silveira), No Fim da Noite (Simon Pereira), CRUA (Ana Beatriz Campana e Luana Girotto), Rheum (Rayana França), Número Errado (Leonardo Mancini), Km 100 (Lucas Ribeiro) e Penumbra (Jonathan Aguiar).
Já o Festival do Cinema Brasileiro de Penedo exibe, de quinta (28) até o sábado (30), os filmes: América, do Sul (Maria Clara Bastos), Do Tanto de Telha no Mundo (Bruno Brasileiro), Hábito (Fernando Santos), Mistérios do Nixipae (Renato Libanoro e Mawa Pey Huni Kuî), Cavaram uma Cova no Meu Coração (Ulisses Arthur), Bença (Manu Cappo), Samuel Foi Trabalhar (Janderson Felipe e Lucas Litrento), além de Peixe Vivo (Bob Yang e Frederico Evaristo).
O Festival exibe ainda Filhos da Noite (de Henrique Arruda), O Canto (Isa Magalhães e Izabela Vitorio), Capturar Fantasma (Davi Mello), A Menina e o Pote (Valentina Homem), Vão de Almas (Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape), Jussara (de Camila Ribeiro) e Vollupya (dirigido por Eri Sarmet e Jocimar Dias Jr.). Todas as sessões serão no Cine São Francisco, das 20h às 21h, e a entrada é franca.
O evento também preparou a Quarta Macabra que exibe dois filmes: o curta Apóstolos, que contará com a presença do diretor Marcos deBrito e do ator Francisco Gaspar; e o longa Animal Cordial, que terá o diretor Tomás Portella durante a exibição. Os filmes serão exibidos a partir da 0h, na Praça 12 de Abril, e a entrada é franca. No entanto, ambos os filmes têm classificação indicativa de 18 anos.
Cabe reforçar que o evento também terá apresentações musicais encerrando a programação da quinta (28) até o domingo (1º), sempre a partir das 22h30, cujos detalhes também poderão ser vistos em nossas redes sociais.
SOBRE O CIRCUITO
O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Fonte: Assessoria Circuito Penedo