29 de agosto de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa conclui pagamento da parcela do Bolsa Família de agosto
29/08/2025 às 13h30

Entretenimento

Ajude os menor, curta-metragem alagoano, terá sua estreia no Festival de Brasília

Filmado em Maceió e produzido com recursos de editais públicos, o filme irá concorrer a diversas premiações do evento que completa 60 anos em 2025

Foto: Divulgação

O curta-metragem alagoano Ajude os menor, escrito e dirigido por Janderson Felipe e Lucas Litrento, fará sua estreia na Mostra Competitiva de Curtas da 58° edição do Festival de Brasília, que ocorre entre 12 e 20 de setembro, na capital nacional e que comemora os 60 anos de existência do evento, o mais antigo do cinema brasileiro.

Compondo os indicados à premiação principal voltada para os curtas da edição, o filme será exibido no dia 18 de setembro, no Cine Brasília, e apresenta um entregador de comida por aplicativo que se vê num momento de tensão ao almoçar com amigos pedreiros e observar a briga do engenheiro com o mestre de obras dentro de um prédio em construção. 

Baseado no conto homônimo escrito por Lucas Litrento e presente no livro TXOW (EdiPucrs, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura em 2021, o curta-metragem bebe das fontes do faroeste clássico para discutir questões de classe no universo do trabalho em Alagoas.

“O conto já trazia uma tensão muito forte, o que fizemos foi aumentá-la a partir do cinema de gênero: o uso dos closes, do preto e branco e da trilha sonora ajudam a trazer o clima do faroeste”, afirma o diretor Lucas Litrento, que repete a parceria com Janderson Felipe iniciada em Samuel foi trabalhar (2024), primeiro filme da dupla e premiado em diversos festivais, incluindo Festival de Cinema de Vitória e Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

Para Janderson, o filme continua a investigação iniciada na obra anterior. “Seja na questão artística, quando tratamos de abordagens de gênero, seja na questão temática, quando discutimos as dores e os problemas dos trabalhadores negros em Alagoas, Ajude os menor é uma maturação do que iniciamos com Samuel foi trabalhar”, pontua. 

Filmando inteiramente em preto e branco, é protagonizado por Alaylson Emanuel e Caetano Vinicius Kedinha, além de contar com a participação de Jiray e Phelipe Ribeiro, fechando o grupo dos jovens trabalhadores. O elenco também conta com os veteranos Eron Villar e Luciano Pedro Jr. 

A obra marca tanto o retorno da parceria da dupla com a produtora alagoana Céu Vermelho Fogo Filmes, de Alessandra Moretti e Ulisses Arthur, quanto a estreia de Janderson e Lucas como produtores, por meio da empresa Neblina Indiscreta. “Estrear o Ajude os Menor no Festival de Brasília é muito importante e estratégico para dar visibilidade nacional ao filme. Ainda mais agora, quando vivemos um ótimo momento para o cinema alagoano”, declara Alessandra.

Gravado em outubro do ano passado, em Maceió, o curta-metragem tem produção associada da Estranha Força e foi realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), por meio do IV Edital de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas (2021), promovido pela Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), e também da Lei Paulo Gustavo, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Maceió (Semce), e pela Secult Alagoas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]