Djavan, que celebra hoje 77 anos, tem uma das carreiras mais sólidas da música brasileira. São 50 anos reafirmando um feito raro: ser, ao mesmo tempo, um clássico da música popular e o artista mais consumido da MPB no digital. Em um ano simbólico de celebração, o cantor e compositor alagoano disponibilizou a edição em vinil duplo de seu álbum mais recente, “Improviso”, anunciou a turnê mundial “Djavanear – 50 Anos. Só Sucessos”, a partir de maio de 2026, e consolida sua posição como líder do gênero nas plataformas digitais por dois anos consecutivos, um marco que reforça a força atemporal de sua obra.
Lançado originalmente no digital em novembro de 2025 pela Luanda Records / Sony Music, “Improviso” ganhou versão física em uma edição especial de colecionador, produzida pela Três Selos Rocinante. O álbum está disponível em LP duplo de 180g, na cor marfim, com capa gatefold de alta gramatura, conceito visual de Giovanni Bianco, fotos do duo Mar+Vin, figurino de Claudia Kopke e encarte com texto de Marcus Preto.
A obra foi amplamente celebrada pela crítica. Para o site Tenho Mais Discos Que Amigos, Djavan “mostra que o amor é o seu maior jazz”. A Revista Bravo destacou a inquietação criativa do artista, enquanto a Rolling Stone Brasil ressaltou sua capacidade única de traduzir emoções humanas ao longo de cinco décadas de trajetória.
Essa longevidade criativa se reflete também nos números. Djavan acumula mais de 3 bilhões de streams somando áudio e vídeo ao longo da carreira, é o artista da MPB mais consumido nas plataformas digitais e ocupa o primeiro lugar do gênero por dois anos consecutivos, mesmo quando não lançava músicas inéditas, um feito que confirma a permanência de sua obra no cotidiano de diferentes gerações.
Ao longo da carreira, o artista soma ainda 13 indicações ao Grammy Latino, com 4 vitórias, consolidando reconhecimento artístico no Brasil e no exterior. Em 2026, essa conexão global se expande com uma turnê mundial, intitulada “Djavanear – 50 Anos. Só Sucessos”, que estreia em maio e deve passar por países da Europa, Américas e outros territórios.
Fonte: Assessoria