Dólar com. 5.2508
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
02/07/2018 às 08h33

Esporte

Arapiraca dá início à etapa estadual do Jogos Estudantis de Alagoas 2018

É a primeira vez que a solenidade de abertura acontece fora de Maceió; cidade Agrestina também sedia disputa do futsal até o dia 5

Aylson Magalhães, ouro no salto triplo em 2017, acende pira olímpica - Davi Salsa/Divulgação

No final da tarde de domingo (dia 1º), o ginásio da Escola Estadual Izaura Antônio de Lisboa (Epial), no Centro de Educação Integral (CEI) de Arapiraca, foi o palco da abertura da edição 2018 da etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Pela primeira vez, a solenidade aconteceu fora de Maceió e a cidade também sedia a disputa do futsal, modalidade com maior número de equipes inscritas.

Estiveram presentes para comemorar o pontapé inicial do evento o vice-governador Luciano Barbosa; a secretária de Estado da Educação, Laura Souza; o secretário Executivo da Educação Sérgio Newton, a superintendente do Sistema Educacional, Wilany Félix, o superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, a gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) Eliete Rocha e o coordenador do Jeal Henrique Vilela.

Segundo Luciano Barbosa, o fato inédito de uma abertura do Jeal acontecer fora de Maceió representa uma melhoria na estrutura para práticas esportivas no interior do Estado.  “Antes era impossível que começássemos o Jeal pelo interior, porque só tínhamos a estrutura necessária na capital. Agora, temos quadras e ginásios esportivos espalhados por toda a rede estadual. Estamos construindo novas quadras, recuperando as que já existiam e também construindo piscinas para contemplar os esportes aquáticos. Alagoas pode agora fazer o Jeal no interior, seja iniciando ou finalizando”, destaca Barbosa.

Para a secretária de Educação, Laura Souza, o esporte tem poder de motivar os jovens nos estudos. “A Secretaria de Educação acredita e apoia o esporte. A gente acredita que esse é o momento de resgate de esperança, de reconstruir uma série de caminhos que podem estar perdidos. O esporte tem essa capacidade de fazer com que o jovem se engaje na escola e, por isso, para a gente, é tão importante”, declara.

Abertura

Após as formalidades iniciais, deu-se início ao desfile das delegações. A cerimônia contou com o tradicional juramento do atleta, feito pelo estudante Davi Silva Martins Alves, da Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana. Em seguida, o árbitro Alexandre Américo Praxedes, presidente da Associação de Árbitros de Futsal foi convidado para que o mesmo pudesse proferir o juramento do árbitro.

Finalizando a solenidade, o atleta Aylson José Magalhães da Silva Aguiar, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, foi o responsável por acender a pira olímpica, oficializando o início da etapa estadual do Jeal. Em 2017, o garoto foi ouro no salto triplo.

Primeira etapa

Ao todo, 2.115 estudantes das redes pública e privada participam da etapa estadual dos jogos, disputando 14 modalidades esportivas. A primeira delas acontece também em Arapiraca, com 47 equipes – masculino e feminina, juvenil e infantil – competindo no futebol de salão.

Os jogos serão disputados nos ginásios Deputado José Lúcio de Melo (próximo à Escola Estadual Quintella Cavalcanti) e João Paulo II até a próxima sexta-feira, dia 5. Já na sexta-feira, dia 6, terá início a disputa do atletismo no Estádio Rei Pelé, em Maceió, estendendo-se até o dia 8.

As demais modalidades ocorrem nas seguintes datas:

23 a 26 de julho: tênis de mesa, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez;

28 a 31 de julho: ciclismo, basquete, badminton, natação e voleibol;

Do dia 1° a 5 de agosto: handebol, judô e luta olímpica.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]