Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
06/05/2019 às 11h19

Esporte

Aluna da Ufal é ouro no Brasileiro Universitário de Karatê

A medalhista na categoria Kumite é a estudante Jully Barbosa, que também conquistou o bronze em outra categoria do Karatê

No cenário das artes marciais do país a Universidade Federal de Alagoas ganhou destaque com a conquista da medalha de ouro no Brasileiro Universitário de Karatê. O evento realizado em Brasília, no final de abril, integra um novo formato dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), nessa edição recente denominado de JUBS Modalidades. A medalhista é a carateca Jully Rossana Oliveira Barbosa, concluinte do curso de Educação Física do Campus Arapiraca e que, na sua perspectiva de vida de atleta, o grande sonho perseguido há três anos, início de sua prática, era participar de tão referenciado evento. 

Conquistar a medalha de ouro na categoria Kumite, segundo a atleta, é sentir-se duplamente realizada, cuja vitória também se deu na mesma modalidade, na categoria Kata, com o bronze para a Ufal. Ela fala sobre o que representa a vitória obtida: 

“Os Jogos Universitários Brasileiros, consistem num evento de grande magnitude e uma experiência enriquecedora. Fico feliz porque a Universidade Federal de Alagoas propiciou a minha participação, sonho de qualquer atleta universitário. Ter ganho medalhas coloca a Ufal em destaque no cenário nacional, porque a maioria das universidades que ganham medalhas é particular, muitas inclusive, com atletas profissionais. Então, vencer o JUBs Modalidades excedeu minhas expectativas e contribuiu para honrar as universidades públicas federais que têm sofrido com tantos cortes financeiros e tentativas sucateamento. Representar a instituição alagoana é um prazer inenarrável”, comemora Jully, que completou 23 anos de idade no último dia do JUBs, 29 de abril, considerando a vitória o seu maior presente de aniversário. 

Praticante de karatê desde o início de 2015 a atleta disse ter a influência do curso que faz na Ufal para a busca das práticas corporais e para ampliar o leque de conhecimento sobre elementos da cultura corporal e movimento humano. “Já iniciei a graduação amando a prática esportiva, tendo então contato com frisbee, vôlei, handebol e futsal, onde nessa prática integro o time da universidade. Também iniciei prática de atletismo, aikidô e karatê e, este, levei para a minha vida pessoal e profissional, pois me apaixonei também pela filosofia desta arte marcial denominada de karatê - Do”, frisou. 

Ela aproveita para explicar as categorias onde sagrou-se campeã e onde foi bronze: “Kumite é uma palavra de origem japonesa que significa luta. No âmbito esportivo o Kumite é o shiai, luta para marcar pontos no adversário. Já o Kata é uma apresentação que pode ser individual ou em equipe. No formato individual apresenta-se um Kata, que é uma luta imaginária com movimentos pré-definidos,  e por equipe,  apresenta-se o Kata seguido de bunkai, que é a aplicação das técnicas”. 

Na rotina de suas atividades acadêmicas e de atleta a dedicação e obstinação sobrepuseram-se a obstáculos, como o próprio cansaço físico, resultado do intenso treino sem tempo ideal para o merecido descanso, onde disse haver período nesse percurso de até treinar oito vezes em seis dias da semana. Sobre a sua trajetória diz: “Iniciei minha prática com o sensei Reginaldo, mas atualmente sou aluna da professora e sensei Julyana Abreu, primeira mulher faixa preta, também formada em Educação Física pela Ufal, onde exerce o cargo de técnica voluntária de karatê. Dona de Dojô de karatê no município de Arapiraca, local onde faço treino de karatê. Julyana atua auxiliando os alunos que desejam treinar e competir e consegue conciliar a exigência de técnica com sensibilidade e complacência por perceber o que o aluno  precisa, ajudando-o para o bom desempenho da prática”, enfatiza ao enaltecer a competência profissional da treinadora. 

Em reta final de trabalho de conclusão de curso (TCC) que tem como foco a relação aptidão física e coordenação motora em estudantes do município,  e de estágio no Serviço Social do Comércio (Sesc), Jully diz que está na fase de transição da universidade com mercado de trabalho. Ela é professora de educação física em dois estabelecimentos da rede privada de ensino em Arapiraca e ainda é instrutora auxiliar da sensei Julyana em uma turma infantil de karatê. 

Em sua dinâmica vida acadêmica, com participação em atividades de pesquisa e extensão, Jully já foi bolsista dos programas institucionais Pibic, PET - Saúde e Pibit-Ação, e integra atualmente o Laboratório de Cieantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), sob a coordenação do professor e diretor acadêmico do Campus Arapiraca Arnaldo Tenório e do professor Leonardo Luz, orientador do seu trabalho de conclusão, cujo estudo desenvolvido surgiu quando participaava do Pibic. 

Com o tempo preenchido por atividades acadêmicas e profissionais Jully Barbosa disse que já não dispõe do tempo que gostaria para a prática e para encaixar os treinos de karatê três vezes por. Ela disse que reduz o tempo de sono e faz mudanças nos horários de trabalho. 

”Já tive uma rotina de treinos mais intensa em época de grandes competições como o campeonato Brasileiro da CBK, mas o  tempo para a prática já não é o mesmo e hoje em dia eu me aperto bastante. Mas, mesmo assim, e apesar de uma rotina pesada, nunca falto aos treinos, pois a sensei Julyana é muito exigente. Ela se dedica bastante para fazer o melhor enquanto professora e cobra o melhor de seus alunos. Por conta da correria e treinos para participar dos JUBs, deixei o TCC um pouco de lado, mas vou retomar e espero apresentá-lo na próxima rodada de defesas”, disse a atleta com disposição e obstinação para alcance de seus objetivos. 

Esporte e futuro

Jully Barbosa reside na cidade onde nasceu, Arapiraca, estudou em pequenas escolas particulares e também em instituição filantrópica da rede de ensino da conhecida CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade). Com mãe também arapiraquense e pai sertanejo e com formação superior a ser obtida em seu município de origem, a graduação oportunizada pela Ufal, como ela mesma afirma, foi importante para a escolha e crescimento em seu percurso acadêmico com positividade para a prática da arte marcial. 

A evolução da atleta no karatê, que resultou com destacadas conquistas nos JUBs Modalidades, é marcada com um histórico de participação, “Já participei de eventos esportivos universitários nos JUBs Nacional com atletismo e futsal em edições regional e estadual do mesmo evento. No campeonato nacional de karatê tenho dois pódios e dois na Copa Nordeste e Estadual. Não pretendo seguir carreira como carateca, mas talvez chegue a ser sensei de karatê”, diz a atleta sem riscar por definitivo a atuação na arte marcial. 

De olho na carreira acadêmica, mas sem perder de vista o amor pelo esporte, afirma que tem como sonho e objetivo concluir a graduação da melhor forma possível, adentrar em um programa de mestrado e futuramente lecionar em Instituto Federal na área a qual se dedicou e abraçou, cuja dedicação e vivência têm como marcas vitórias acadêmicas e profissionais. Foram os resultados de experiências enriquecedoras em sua trajetória de vida. 

Sobre a ida para os JUBs Modalidades, mesmo com obstáculos, ela destaca o empenho e o esforço das  pessoas envolvidas no projeto vitorioso, como o gerente de Esportes da Ufal, professsor Eriberto Lessa, a técnica-administrativa Elaine e a sensei e técnica de lutas Julyana Abreu. 


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]