Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/09/2019 às 15h05

Esporte

Alagoas conquista sete medalhas nos Jogos Escolares da Juventude em Natal

Estado também garantiu classificação para etapa nacional dos Jogos no handebol, basquete e futsal

Escola Estadual Geraldo Melo, de Maceió,ouro no handebol masculino. - Cortesia

Alagoas teve uma de suas melhores participações na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), encerrada nessa terça-feira, em Natal (RN). O estado voltou com seis medalhas nas categorias handebol feminino (12 a 14 anos e 15 a 17 anos), handebol masculino (15-17), basquete masculino (12 a 14 anos e 15-17 anos), basquete feminino (12-14) e futsal (12-14 anos) e também garantiu vaga para a etapa nacional dos JEJ em Blumenau (SC), de 16 a 30 de novembro.

Classificaram-se para Blumenau as seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Geraldo Melo, de Maceió, ouro no handebol juvenil masculino; Colégio Intensivo, de Maceió, ouro no basquete juvenil masculino; Colégio Madalena Sofia, de Maceió, prata no handebol juvenil feminino; Colégio SEB, de Maceió, prata no handebol infantil feminino e basquete infantil masculino e Escola Municipal José Gomes de Lima, de Água Branca, prata no futsal infantil feminino. O Colégio Padrão, de Maceió, trouxe bronze no basquete juvenil feminino, mas não viaja para Santa Catarina porque avançam para a etapa nacional apenas o primeiro e segundo lugares.

O Chefe da delegação, Emanuel Amaral, fez uma avaliação positiva da participação alagoana no evento. “Conseguimos classificar seis equipes para a etapa nacional. Também já garantiram vaga para Blumenau os campões dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) nas modalidades judô, wrestling, natação, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, atletismo, badminton, vôlei de praia e ginástica rítmica”, informa.

Superação

O ano de 2019 consagra a equipe da Escola Estadual Geraldo Melo como uma das mais vitoriosas do handebol alagoano. Além do ouro nos JEJ, o grupo comandado pelo técnico Bruno Pessoa e pelo auxiliar técnico Rodrigo Zuza, conquistou, dentre outros títulos, o bicampeonato do Jeal, o ouro da seletiva estadual de handebol Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Além disso, parte do grupo também esteve presente na seleção cadete masculina de Alagoas que venceu a Copa Nordeste de Seleções em agosto, em Maceió.

Para Bruno Pessoa, técnico da equipe medalhista de ouro da Escola Estadual Geraldo Melo, a conquista é culminância de um trabalho iniciado em 2016 com a escolinha de handebol. “Tenho um orgulho imenso deste grupo, exemplo de talento e dedicação, e que agora se sagra a melhor equipe de handebol juvenil masculino do Nordeste. Alagoas está de volta à elite do handebol brasileiro e daremos o nosso melhor”, promete Bruno.

O estudante Jackson Santos foi um dos destaques da equipe e agradeceu o apoio de todos que torceram pelo grupo. “Tivemos uma energia muito boa de Maceió, todos torceram por nós e somos muito gratos”, declara Jackson.

Handebol

O handebol, por sinal, foi uma das modalidades mais vitoriosas dos JEJ, com três medalhas na competição – 1 ouro e 2 pratas – para o estado.

Danilo Chagas e Tiago Caldas treinam, respectivamente, as equipes femininas do Madalena Sofia e SEB. Eles falam do orgulho de representar Alagoas na elite do handebol brasileiro.

“Esse grupo joga junto desde o infantil e vão agora para a sua quarta edição dos JEJ. As meninas mostraram muita garra na competição, enfrentaram equipes fortíssimas e asseguraram a vaga de Alagoas. Agora é treinar e fazer bonito no nacional”, diz Danilo,que também teve atletas suas na seleção alagoana cadete feminina vice-campeã da Copa Nordeste de Seleções..

Tiago também ressalta o resultado alcançado pela jovem equipe do SEB. “Este grupo é muito jovem, nossa goleira só tem 12 anos. Essa geração que desponta em nossa escola representará Alagoas entre os melhores do país e isso é um grande orgulho. Até lá, vamos manter o foco nos treinos”, fala Tiago.

Futebol e basquete

O professor Manoel Messias treina a equipe que representará o futsal alagoano na etapa nacional dos JEJ, a Escola Municipal José Gomes de Lima, de Água Branca, cujo time foi vice-campeão da modalidade infantil feminina em Natal.

Manoel vai para sua terceira participação no JEJ. Em 2015, viajou para Londrina com a equipe juvenil feminina da Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra que, em 2018, também representou Alagoas na etapa regional dos JEJ. Agora será a vez de uma equipe da rede municipal.

“Nossas meninas tem um poder de superação incrível e são um exemplo para todos nós. Mais uma vez temos Água Branca classificada para os Jogos Escolares da Juventude. Só temos a comemorar e agradecemos o apoio de todos”, frisa Manoel.

O professor Agilson Alves, técnico do basquete feminino do Colégio Padrão, fala da importância do bronze conquistado pela escola. “Temos um grupo com potencial enorme e essa conquista nos motiva para continuar trabalhando firme para 2020, sempre tendo a presença de Alagoas nas grandes competições esportivas do país”, vislumbra Agilson.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]