Dólar com. 5.1904
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
03/10/2019 às 14h30

Esporte

Corrida de Rua: Prefeitura lança Projeto Corre Maceió

Lançamento do Projeto Corre Maceió. - Átila Vieira / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), lançou nesta quinta-feira (03) o Projeto Corre Maceió. A iniciativa vai estimular a prática esportiva, promover qualidade de vida e proporcionar condições para os amantes de corridas de rua na capital. O lançamento foi realizado na Academia Maceió, localizada na Avenida Álvaro Otacílio, na orla de Jatiúca.

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, o Corre Maceió é mais uma iniciativa do Município para promover a prática esportiva na capital.

“O programa oferecerá um suporte para quem deseja conhecer mais essa modalidade, com incentivo a quem quer desenvolver o hábito de correr, para os que já praticam a corrida e para aqueles que querem competir e se profissionalizar. Contamos com diversos parceiros que nos ajudam nessa missão, como a Mundo Verde, a clínica Proclínico e a Liga Acadêmica de Medicina Esportiva. O projeto foi lançado justamente durante o mês do Outubro Rosa, período onde o cuidado com a saúde é bastante enfatizado”, destacou o secretário.

No Corre Maceió, os participantes serão assessorados por profissionais e estagiários de Educação Física, que avaliarão o nível dos alunos. É importante manter a frequência de participação para continuar nas atividades.

De acordo com Diogo Rebêlo, secretário-adjunto do Esporte e Lazer de Maceió, o projeto é um clube de corrida de forma gratuita. “Essa ideia já vinha sendo desenvolvida há algum tempo e hoje nós lançamos com muito prazer. A pessoa que corre e quer aprimorar a corrida ou que quer iniciar a prática esportiva é só se inscrever. Vamos ter profissionais capacitados para deixar a pessoa apta a percorrer trechos de 5km, 10km, ou até aquela pessoa que já tem certa idade e já faz caminhada há muito tempo, mas gostaria de acompanhar um parente em uma corrida mais curta”, detalhou.

O secretário de Governo, Eduardo Canuto, que tem uma longa história na área esportiva, citou a importância da iniciativa da Prefeitura. “Devo ao esporte, o que sou e o que eu tenho. Para a gente que faz parte da equipe da gestão municipal, é sempre relevante dinamizar projetos nessa área. A junção das secretarias de Turismo e Esportes prova que a população pode aproveitar também os nossos atrativos turísticos durante as corridas”, disse.

Durante o projeto, os alunos receberão consultoria técnica, avaliação e correção técnica do movimento de corrida. Tudo isso por meio do controle bimestral de desempenho, além de contarem com um suporte nas corridas do calendário oficial de Corridas de Maceió e nos treinos especiais, com mesa de frutas, hidratação e guarda volumes.

A diretora de estudos da Liga Acadêmica de Medicina Esportiva da Unit, Carla Guimarães, falou da parceria da instituição no Projeto Corre Maceió. “Nós do curso de Medicina vamos promover uma série de oficinas e ações voltadas à prevenção das lesões e à promoção da saúde. Em todos os eventos que a Prefeitura fizer relacionados à área do esporte, especificamente do grupo da corrida, estaremos presentes. Além disso, deixamos claro que outros profissionais estarão envolvidos. Em nome da Unit, faremos um trabalho multidisciplinar com outros cursos também, visando melhorar a qualidade de vida da população”, frisou.

As turmas serão divididas em horários das 6h às 7h, 7h às 8h e 16 às 17h, nas segundas, quartas e sextas-feiras. São 180 vagas, divididas em seis turmas, sendo duas para cada nível:  iniciante, intermediário e avançado.

A professora aposentada Eliana Carvalho, de 70 anos, será umas das participantes do projeto. Ela conta que sempre procurou exercitar o corpo, pois sabe da importância do esporte para o bem-estar físico e mental. “Eu faço atividades a semana inteira. Participo da natação no clube de trabalho do meu marido e agora vou treinar as corridas”, comentou.

Inscrições abertas

As inscrições estão sendo feitas na Academia Maceió, unidade Jatiúca, das 6h às 10h e de 16h às 20h. É necessário contribuir com dois pacotes de leite mensalmente e ter 18 anos, além de preencher a ficha de inscrição e apresentar um atestado médico (obrigatório) e cópia do RG.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]