Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/03/2020 às 19h45

Esporte

Presidente do CPB e atletas destacam adiamento dos Jogos de Tóquio

Movimento paralímpico brasileiro aprova mudança para 2021

Marcos Corrêa/PR

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, elogiou a decisão, tomada nesta terça (24), pelos Comitês Olímpico Internacional (COI) e Organizador dos Jogos de Tóquio (Japão) de adiar para 2021 a realização da Olimpíada e da Paralimpíada. A decisão foi tomada em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Na última sexta (20), o dirigente havia se manifestado contrário à manutenção dos eventos nas datas inicialmente marcadas.

“O Comitê Paralímpico Internacional [IPC, na sigla em inglês], o Comitê Organizador e o primeiro-ministro japonês [Shinzo Abe] nos fazem sentir orgulho de pertencer ao movimento esportivo. Eles nos mostram que os valores do esporte estão preservados e o ser humano, de acordo com esses valores, está sempre em primeiro lugar. Não tenho dúvidas de que o movimento esportivo, especialmente os atletas, darão sua resposta em reconhecimento às nossas organizações nos Jogos de 2021. Transformaremos a capital japonesa na capital do mundo e faremos do esporte um ponto importante para a recuperação da sociedade, tanto na economia como na autoestima dos nossos povos depois de tão grave crise que nos assola nesse instante”, declarou Mizael.

A mudança de data dos Jogos também foi destacada por atletas paralímpicos brasileiros. “Japão, te vejo em 2021! Obrigado COI pela sábia e sensata decisão. Fico mais tranquilo e motivado para participar destes Jogos em Tóquio”, escreveu o nadador Daniel Dias, dono de 24 medalhas paralímpicas (14 de ouro) nas redes sociais. “Por um lado, é uma notícia triste, pois nos preparamos tanto, fizemos um trabalho de quatro anos visando Tóquio 2020. Mas o momento é de pensar na saúde, de se cuidar, do país e do mundo superarem isso. Tudo tem um porquê e um tempo certo. Tenho certeza de que, em 2021, os Jogos serão um sucesso. Vamos chegar ao nosso objetivo e com um gostinho especial, que é ter superado tudo isso”, disse a judoca Alana Maldonado, prata na Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, em vídeo publicado no seu perfil pessoal de uma rede social.

O IPC também se pronunciou nesta terça. Por meio de nota, o presidente da entidade, o brasileiro Andrew Parsons, afirmou que o adiamento era a decisão “absolutamente certa” a ser tomada. “A saúde e o bem-estar da vida humana sempre serão nossa prioridade número um e organizar um evento esportivo, de qualquer natureza, durante essa pandemia é simplesmente impossível. É essencial que todos os passos sejam dados para tentarmos limitar a disseminação da doença. Em um momento em que a maioria das comunidades pelo mundo estão enclausuradas, com escritórios e shoppings fechados e pedidos às pessoas para que não saiam de casa, continuar a perseguir o sonho dos Jogos para esse ano não faz sentido. O adiamento é a única opção lógica”, disse Parsons.

A Paralimpíada estava marcada para iniciar em 25 de agosto. Assim como a Olimpíada, o evento ainda não tem uma nova data para ocorrer.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]