Dólar com. 5.0082
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/06/2020 às 15h30

Esporte

Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio é contrário à volta dos jogos

Entidade quer mais tempo de preparação para evitar lesão dos jogadores

O Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (SAFERJ) emitiu nota na noite de quarta-feira (17) em que se posiciona contrário à volta imediata do futebol no Rio de Janeiro. Com o apoio da maioria dos clubes, a Federação de Futebol (FERJ) confirmou para hoje (18), às 21h, a partida entre Flamengo e Bangu, no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Rio (segundo turno). Fluminense e Botafogo também são contrários a esta decisão.

nota, assinada pelo presidente Alfredo Sampaio, revela que a entidade votou contra a retomada dos jogos nesta quinta-feira na reunião do Conselho Arbitral da FERJ, em 16 de junho. A publicação explica que, apesar de a decisão estar em consonância com as autoridades estaduais e municipais, o período entre a liberação dos treinamentos na cidade até a volta dos jogos é considerado curto.

“O Sindicato, mesmo entendendo que o momento de saúde ainda requer cuidados e prevenção, reconhece que a decisão dos clubes e da FERJ está amparada pelo posicionamento das autoridades governamentais. Assim, o SAFERJ reitera o seu posicionamento anterior de concordar com o retorno do futebol. Importante que fique claro que o SAFERJ está honrando com sua palavra e mantendo sua posição quanto ao retorno do futebol, e que votou contrário somente ao reinício dos jogos nas datas definidas, por entender que os atletas estariam melhores preparados se pudessem ter um período maior de treinos, evitando assim possíveis lesões, além de melhorar sua capacidade física e técnica, o que aumentaria seu desempenho em campo.”

O Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, liberou as atividades em centros de treinamento desde o dia 2 de junho. No total, foram 17 dias de treinos até a volta dos jogos, suspensos dia 16 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Antes disso, os jogadores ficaram 78 dias se preparando individualmente em suas casas.

A posição do SAFERJ está de acordo com a opinião emitida pelo preparador físico Carlos Alberto Lancetta, com passagens por América, Botafogo, Flamengo, Vasco e Seleção Brasileira. Em entrevista à Agência Brasil no início de maio, quando ainda não havia uma definição sobre o retorno das partidas, Lancetta dissera que “o ideal é que se faça de 45 a 60 dias o período de preparação, como aconteceu o intervalo de paralisação. Isso é para voltar ao nível inicial de forma física, não ao nível máximo.”

Jogadores protestam nas redes sociais

O atacante Fred e o lateral Igor Julião, ambos do Fluminense, publicaram nas contas deles no Instagram um manifesto em desacordo com a decisão da volta do Estadual, assinado por todos os atletas do clube. A mensagem expõe a posição dos jogadores de desconforto por voltarem a jogar, tendo em vista a quantidade de mortes na cidade do Rio de Janeiro e em outras regiões do país.

O atacante Fred publicou no instagram um manifesto contrário à volta do futebol no Rio de Janeiro

No Twitter, o meio-campo Honda, japonês que joga no Botafogo, segue a linha de pensamento dos tricolores.

“Estou louco por querer saber uma razão lógica para reiniciarmos a liga?”

Jogador Honda, do Botafogo, se manifesta no Twitter contra a volta do futebol

De acordo com a última atualização dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde sobre a pandemia da covid-19, o Rio de Janeiro registra 8.138 mortos e 86.963 infectados.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]