Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
25/08/2021 às 19h00

Esporte

Covid-19: conselheiro japonês critica Bach em meio a aumento de casos

País amplia estado de emergência a partir de sexta-feira (27)

O principal conselheiro médico do Japão criticou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, nesta quarta-feira (25) por visitar Tóquio novamente agora que o país está ampliando suas restrições de emergência para conter a pandemia de covid-19.

O Japão acionará estados de emergência em mais oito municípios a partir de sexta-feira, elevando para 21 o total de regiões, desde Hokkaido, no norte, à ilha de Okinawa, no sul, e cobrindo quase 80% da população.

Em um comunicado atipicamente áspero para uma autoridade japonesa, o doutor Shigeru Omi insinuou que a decisão de Bach de voar ao Japão novamente para a cerimônia de abertura da Paralimpíada na terça-feira (24) minou os esforços de persuadir as pessoas a evitarem viagens e trabalhar em casa.

"Dissemos várias vezes: 'Que tipo de recado a Olimpíada dará ao público?'", disse Omi, imunologista que preside a comissão de aconselhamento para o coronavírus do governo que aprovou o plano de emergência, em uma sessão parlamentar. "Estamos pedindo às pessoas que trabalhem em casa. Se o presidente Bach precisa fazer um discurso (para a Paralimpíada), por que não poderia fazê-lo remotamente? Por que tem que se dar o trabalho de vir até aqui?", questionou Omi, recebendo aplausos de alguns parlamentares.

Bach passou mais de um mês no Japão durante os Jogos Olímpicos, que terminaram em 8 de agosto. O COI não respondeu de imediato a um pedido de comentário enviado por email nesta quarta-feira (25).

Meses de restrições de emergência em Tóquio e áreas vizinhas não reverteram uma disparada de infecções, e cerca de 90% dos leitos de unidades de tratamento intensivo da capital estão ocupados.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]