Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
14/06/2022 às 19h00

Esporte

Competidores se preparam para retorno da Meia Maratona Coop

Inscrições se encerram nesta quarta-feira, 15, e o evento acontecerá no dia 4 de setembro, na orla da Pajuçara, em Maceió

Divulgação

O retorno das competições esportivas, como as corridas de rua, mobiliza atletas profissionais e amadores de todo o país. Muitos buscaram continuar o ritmo de treinos para o momento em que as competições voltassem, apesar das restrições impostas pela pandemia, e outros passaram a intensificar o treinamento após o anúncio das competições. Mas, independentemente da preparação e do perfil dos competidores, a busca pelo bem-estar os une na prática esportiva.

O atleta Ícaro da Silva e a assessora de desenvolvimento do cooperativismo Pâmella Tenório irão participar da Meia Maratona Coop 2022, evento de iniciativa da Sicredi Expansão, que será realizado no dia 4 de setembro, na orla da Pajuçara, em Maceió. E, em comum, ambos possuem a dedicação à prática esportiva. Ele, como um atleta profissional, e Pâmella, como uma entusiasta das atividades físicas, que usa como meio para conquistar o bem-estar físico e emocional.

Ícaro é competidor há 16 anos e, a partir de 2018, passou a se destacar no circuito nacional de corridas de rua. Em seu currículo, coleciona pódios em diversas competições e, entre elas, o primeiro lugar da categoria meia maratona (21Km) edição 2019 da Meia Maratona Coop.

"A corrida, como qualquer outro esporte, muda tudo na vida das pessoas. Quando alguém fala que começou a correr por inspiração, passa um filme na minha cabeça. Correr profissionalmente requer uma luta diária de treino, competições, abdicar de tudo. Mas, apesar disso, vale muito a pena", conta.

No ano em que venceu a Meia Maratona Coop, Ícaro corria de 100 a 115 quilômetros semanais e contou com o treinamento auxiliado por um preparador físico e um fisioterapeuta. Para este ano, ele pretende melhorar o desempenho anterior, ao buscar aumentar gradativamente o volume de treinos para, quem sabe, repetir a vitória de quase 3 anos atrás.

Corredor por hobby

Já Pâmella, diferentemente de Ícaro, pratica atividade física há mais de dois anos. Ela optou por mudar o estilo de vida em busca de bem-estar. Aliada aos exercícios, ela passou por uma cirurgia bariátrica e perdeu 30kg. Para manter a forma física desejada, Pâmella permaneceu com a prática adaptada de atividades físicas durante a pandemia e, neste ano, se sentiu motivada para se inscrever novamente na categoria de corrida 5km da Meia Maratona Coop.

"Eu participei da corrida em 2019 e decidi me inscrever novamente neste ano. Nós, colaboradores da Sicredi, temos um grupo de incentivo à prática de atividade física e isso contribui com o estímulo. Depois que a gente se inscreve em eventos assim, se sente mais motivada em treinar. Estou com boas expectativas para o dia", revela. Pâmella conta que, como preparação para a corrida, faz exercícios regulares na academia, mantém uma alimentação balanceada e faz uso de suplementos vitamínicos.

Orientações para uma prática saudável

O fisioterapeuta e docente do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Rosivaldo Ferreira, ressalta que a prática de exercícios físicos contribui não só para a perda de peso, como para a melhora do sistema cardiorrespiratório, com o controle da pressão arterial e com a melhora da saúde mental, devido à liberação de endorfina, que gera a sensação de relaxamento.

E, para quem participa de competições, independentemente de ser profissional ou amador, ele destaca a importância do auxílio de profissionais capacitados para a orientação durante os treinos.

"É sempre importante a busca de profissionais capacitados, para analisar como está seu rendimento e aos poucos impor novos estímulos ao seu corpo, para ir se adequando gradativamente e não bruscamente a novas distâncias e/ou novas intensidades", afirma.

Ele também orienta que as pessoas devem respeitar os próprios limites e condicionamento e que, ao optar por uma atividade como a corrida de rua, deve se atentar, também, ao tipo de calçado utilizado, ao tipo de terreno onde será a competição e ao tipo de pisada, para que possíveis lesões e compensações possam ser evitadas. "Tomar todos esses cuidados é de extrema importância", frisa.

Para quem deseja participar da Meia Maratona Coop 2022 e não se inscreveu, ainda restam vagas. As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira, 15, através do endereço https://www.meiamaratonacoop.com.br/.



Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]