Dólar com. 5.2684
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
21/02/2024 às 08h15

Esporte

Arapiraca receberá 2ª edição da “Corridinha para o Futuro” no dia 24

Evento promovido pelo TRT-19, MPT/AL, com apoio do Fetipat, Secria e da Prefeitura de Arapiraca, chama atenção para o combate ao trabalho infantil

A cidade de Arapiraca receberá, no próximo dia 24 de fevereiro, a 2ª edição da “Corridinha para o Futuro”. A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) e do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), tem o objetivo de chamar atenção para a necessidade de combater o trabalho infantil. As atividades acontecerão a partir das 14h30, no Lago da Perucaba.

A corrida terá a participação de cerca de 200 crianças de comunidades carentes da região, inscritas previamente com apoio da Organização Não Governamental Manoel Teles Solidário e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Arapiraca (CMDCA). O evento conta com apoio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat).

Também são apoiadores desta edição da Corridinha para o Futuro, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Arapiraca. A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria) levará a estrutura do Mundo Cria, na qual serão disponibilizados serviços como cadastro no Cartão CRIA, atividades de psicomotricidade, recreação, distribuição de kits odontológicos, entre outras dinâmicas. Já a Prefeitura levará o programa Viver Melhor, com ações de mutirão de limpeza e iluminação, recreação, lanches saudáveis e premiação para os participantes da corridinha.

De acordo com o juiz do Trabalho Emanuel Holanda, um dos gestores do Programa Trabalho Seguro no TRT, a iniciativa é fruto de uma parceria entre Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. “No ano passado, realizamos a primeira edição na Orla Lagunar do Vergel do Lago, em Maceió, e foi um sucesso. Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que o importante pra criançada é se divertir, correr, brincar e estudar, dizendo não ao trabalho infantil”, afirmou.

Para a procuradora do Trabalho Cláudia Soares, vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do MPT, a Corridinha para o Futuro é um projeto que visa à sensibilização e mobilização da sociedade, especialmente de comunidades mais carentes, acerca da necessidade de se combater o trabalho infantil. “Buscamos mostrar os seus malefícios, que podem gerar consequências irreversíveis por toda a vida”, complementou.

A procuradora lembra que durante a Corridinha, o MPT também levará um importante serviço à comunidade: o cadastramento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no “Projeto Contrate!”. O cadastro servirá para inclusão dos adolescentes em programas de aprendizagem profissional. “É mais uma forma de a Corridinha levar cidadania para a comunidade”, afirmou a procuradora Cláudia Soares.


Fonte: Ascom TRT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]