Dólar com. 5.3762
IBovespa 8
14 de junho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STJ anula provas contra dois investigados pela Lava Jato
17/05/2024 às 22h00

Esporte

Após 26 anos, Marechal Deodoro sediará etapa mundial de surfe

Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 será realizado na Praia do Francês e já conta com mais de 100 atletas inscritos de vários países

Foto: Divulgação

A noite desta quinta-feira (16) foi de muita celebração com o lançamento da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, na Praia do Francês. O evento, que já conta com mais de 100 atletas inscritos, marca o retorno de Marechal Deodoro ao papel de destaque no esporte, 26 anos após a última competição mundial realizada no município.

A etapa, realizada pela World Surf League (WSL), irá acontecer entre os dias 22 e 26 de maio, e tem como proposta descobrir novos talentos para o surfe brasileiro. Marechal será a oitava cidade visitada pelo evento desde o início do projeto, em 2022.

Durante o evento, o prefeito Cláudio Filho Cacau falou sobre a importância de trazer o evento para Marechal. “Estamos lançando uma etapa importante do mundial de surfe, que vai abrir mais uma vez as portas da Praia do Francês para todo o mundo, fortalecendo o esporte, o turismo e a geração de emprego e renda”, afirmou, acompanhado do Vice-Presidente de Eventos da WSL, Alexandre Fontes, e da secretária executiva do Turismo de Alagoas, Marília Herrmann.

Amando Tenório, surfista deodorense profissional e 2ª colocado no ranking da Federação de Surf e SUP do Estado de Alagoas (Fessea) em 2023, comemorou a realização do circuito na Praia do Francês, enaltecendo o empenho da gestão em mostrar a relevância do município nacional e internacionalmente.

“De antemão, eu queria agradecer ao prefeito Cacau, por estar trazendo um evento deste tamanho para Marechal. Eu, como atleta, como competidor, estou sempre viajando, atuando na praia dos meus amigos, e poder recebê-los aqui vai ser muito honroso. Torço muito para que tenhamos altas ondas e que os atletas possam conhecer o potencial do nosso lugar. Essa visibilidade é muito importante, tanto para nós, surfistas, como para o comércio local, pois movimenta tudo, não só o surfe”, ressaltou Amando.

As provas farão parte do Qualifying Series 3000 (QS), torneio em que os melhores surfistas se qualificam para o Challenger Series (CS), divisão de acesso para o Championship Tour (CT), primeira do surfe mundial. As disputas na Praia do Francês ocorrerão entre os trechos do Leprosário e do Coqueiral. O primeiro apresenta ondas desafiadoras, com força e velocidade consideráveis, enquanto o Coqueiral é conhecido e procurado pelos surfistas por causa das ondas tubulares e rápidas para os dois lados.

O evento terá transmissão ao vivo pelo worldsurfleague.com, no app da WSL e nos canais oficiais da organização no YouTube.

Sucesso internacional

A expectativa para o evento já está enorme, inclusive pela participação de grandes nomes do surfe brasileiro e mundial. O atual campeão sul-americano, o catarinense Mateus Herdy, é um dos esperados entre as ondas do Francês, assim como os brasileiros líderes do ranking sul-americano da WSL neste ano, Lucas Vicente e Laura Raupp – vencedora das duas primeiras etapas de 2024.

Os surfistas olímpicos Alonso Correa e Sol Aguirre, e a tricampeã sul-americana Daniella Rosas, todos do Peru, e os brasileiros Silvana Lima, Sophia Medina, Michael Rodrigues, Heitor Mueller, Cauã Costa, Luel Felipe, Lucas Silveira e Edgard Groggia completam o panteão de estrelas aguardadas em Marechal Deodoro, com atletas também da Argentina, Chile e Equador.

Durante toda a competição, o público ainda poderá curtir uma série de atividades gratuitas que acompanham o Circuito Banco do Brasil de Surfe, entre elas a conscientização ambiental, com coleta de resíduos recicláveis e mutirão de limpeza na praia, trilha ecológica, aula sobre ação de desova de tartarugas, atividades esportivas como aulas de surfe e a participação no programa Novas Ondas, que oferece aos jovens experiência com os atletas profissionais. O evento ainda promoverá ações de plantio de mudas nativas.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]