Nove estudantes da Rede Estadual de Ensino participam do Campeonato Brasileiro Região II de Judô, que acontece neste final de semana em Aracaju, onde 805 judocas de Sergipe, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte irão competir.
Os atletas da Rede Estadual compõem a delegação alagoana e tiveram destaque na última edição do Alagoano de Judô, competindo pelos seus respectivos clubes/associações.
A delegação alagoana é composta por 160 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes da Federação Alagoana de Judô (Faju). O estado competirá das categorias sub 13 até a sênior.
Um dos competidores é Pedro Valença, da Escola Estadual Sebastião da Hora, de Maceió. Vencedor na categoria Sub 13 – 31kg no último Alagoano de Judô, ele segue para Aracaju prometendo dar o seu melhor.
“Já treino judô há um bom tempo, participei dos Alagoanos de Judô e, agora, vou para o Regional. Estou muito ansioso e darei o meu melhor” disse o garoto, que competiu pelo clube Judô Seduc, coordenado pelo professor Ricardo Sérgio Santos.
Ricardo, que é referência na descoberta e formação de talentos do judô na Rede Estadual, fala da expectativa para o Regional.
“Mesmo jovem, Pedro já é experiente e, em 2023, liderou o ranking da categoria Sub 11 em Alagoas e, agora, vai para um grande desafio em Aracaju, onde estarão mais de 800 judocas de todo o Nordeste. Nossa delegação, por sinal, viaja motivada pela conquista de nosso judoca Ayrton Lima, atleta do Projeto Seduc Judô e formado na Escola Estadual Theonilo Gama, que, no último dia 15, foi bronze no Campeonato Panamericano Open de Judô, disputado no Rio de Janeiro”, frisou Ricardo.
Cepa
Quem também viaja para a capital sergipana é a Maria Alice Feitosa, aluna da Escola Estadual D.Pedro II, localizada no Cepa. A jovem, que, este ano, disputou seu segundo Alagoano de Judô, venceu a categoria Sub 18, acima de 70 kg.
“O judô me traz paz e me sinto muito feliz. Esta será minha primeira competição fora de Alagoas e estou muito animada. Pretendo também competir no Jeal”, adianta Maria Alice, que treina pela Associação dos Faixas Pretas.
Também integrante da Associação dos Faixas Pretas, Sofia Guimarães, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió, finalizou o ano 2024 em primeiro lugar no ranking geral da Faju na categoria Sub 15, fez a transição de categoria este ano e lutou de igual para igual com atletas experientes, conquistando a prata.
Fonte: Manuella Nobre e Ana Paula Lins / Ascom Seduc