Dando continuidade a programação elaborada para comemorar os cinco anos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou uma palestra importante na tarde da sexta-feira (26). A professora e doutora do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Elaine Pimentel, conversou com os reeducandos da unidade, abordando assuntos ligados à prática processual.
Atualmente, 115 custodiados cumprem pena no Núcleo Ressocializador da Capital. De acordo com a chefe do NRC, Geórgia Hilário, a palestra era uma necessidade antiga. “Notávamos que os reeducandos tinham muitas dúvidas sobre a questão processual. A palestra teve um resultado muito satisfatório, com uma interação intensa dos custodiados”, destacou Hilário.
Foram abordados assuntos como os direitos e deveres dos reeducandos, oportunidades de trabalho e o processo de reintegração social. “Queremos proporcionar um momento de debate sobre esses assuntos para que os custodiados possam conhecer melhor as normas que regem o cumprimento da pena”, afirmou Elaine Pimentel.
“O trabalho de reintegração social é imprescindível para alcançar bons resultados após o cumprimento da pena. Sem ele, o sentido da justiça seria meramente punitivo, sem nenhum benefício para a sociedade. É importante que ações, como essa de hoje, sejam repetidas outras vezes”, concluiu a professora.
Aniversário
Durante o mês de agosto estão sendo desenvolvidas atividades que beneficiem não só os custodiados, mas também os servidores penitenciários. O coach e engenheiro civil Ronaldo Patriota já esteve na unidade para realizar uma palestra sobre planejamento e ações inovadoras para quem busca uma mudança de vida. Além disso, os internos também aproveitaram o Dia dos Pais juntos com seus visitantes.
Fonte: Assessoria