Dólar com. 5.4546
IBovespa 3
01 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Moraes será relator de ação do PSOL contra derrubada do decreto do IOF
09/09/2016 às 23h30

Geral

Teatro estimula criatividade e autoestima de jovens do Cras Bela Vista

Há três anos, cerca de 20 jovens que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bela Vista participam do grupo de teatro “Transformando Vidas”. O Cras Bela Vista é um equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que atende à população dos bairros São Jorge, Jacarecica e Cruz das Almas e à comunidade Grota do Arroz.

Os jovens participam da montagem  do espetáculo “A Lenda do Livro Folclórico”. A peça foi inspirada na obra mais famosa do escritor Monteiro Lobato, o Sítio do Pica-pau Amarelo. “A ideia de montar o espetáculo surgiu de conversas com as crianças e adolescentes sobre as lendas da Iara, do Saci, do Curupira e da Mulher da Capa Preta, durante a celebração do mês do folclore”, conta o professor de arte cênica, Abimael Melo.

O professor que é graduado em Teatro, licenciatura, e fez o curso de formação de ator pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), diz que o texto das peças é produzido de forma coletiva, com a interação das crianças e adolescentes que escrevem o argumento e as falas das personagens. “Encenamos a peça ‘A Lenda do Livro Folclórico’ em outras unidades, como Cras Fernão Velho, Cras Sônia Sampaio, Cras Cidade Sorriso e no Lar São Domingos, além, é claro, do Cras Bela Vista, quando do lançamento do projeto”, destaca Abimael.

semas-cras bela vista-grupo teatro (3)“Nosso objetivo com o grupo é trabalhar o texto com os jovens e mostrar o talento dos alunos e despertar neles o gosto pelo teatro. Já estamos ensaiando um novo espetáculo, dessa vez uma comédia, que se chama ‘A Comédia da Carta’, que vai fazer o público rir muito”, revela o professor de arte cênica.

O grupo de teatro “Transformando Vidas” vai participar da I Mostra Cultural Semas, que será realizada no dia três de novembro, no Teatro Deodoro. “Para a mostra cultural vamos apresentar uma peça, cujo tema aborda os direitos humanos e socioassistenciais, com ênfase nas necessidades especiais. Os ensaios estão previstos para a segunda quinzena de setembro”, revela o professor.

A secretária de Assistência Social e Maceió, Celiany Rocha, diz que o grupo de teatro estimula a autoestima, aproxima as crianças e os adolescentes das artes, como a literatura e o próprio teatro, o que faz os jovens desenvolver potenciais artísticos e culturais. “Conseguimos trabalhar com eles, através da cultura, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitário e contribuir para uma mudança da situação de vulnerabilidade social”, reforçou a gestora.

A equipe multiprofissional do serviço de convivência do Cras Bela Vista conta com nove profissionais como assistentes sociais, psicólogas, pedagoga, educador social, professor de artes cênicas e facilitador de esporte e lazer. O Cras Bela Vista fica na Rua Coronel Salustiano Sarmento, número 310, São Jorge. O telefone é o: 3315-1576.


Fonte: Ascom Semas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]