A Rua Dr. Passos de Miranda, mais conhecida como Ladeira do Calmon, em Bebedouro, passa por obras de melhoria da acessibilidade. Os serviços, que irão beneficiar os moradores e cidadãos que trafegam pela região, estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla), em parceria com a iniciativa privada, por meio de outorga onerosa.
As obras envolvem a construção de calçadas e rampas com piso tátil para pedestres e cadeirantes, proporcionando melhorias na acessibilidade do passeio público em toda a extensão do lado esquerdo da via. O investimento é de aproximadamente R$ 430 mil.
Segundo o arquiteto da Sempla Tiago Angeli, a obra tem grande importância para a mobilidade na região. “Um projeto especial foi desenvolvido pela Sempla para facilitar o acesso e a locomoção das pessoas pela via, que atualmente apresenta grandes desníveis em toda a sua extensão. As obras já estão em andamento e em breve, os serviços serão concluídos. São ações fundamentais para a mobilidade na região e que com toda certeza vão beneficiar centenas de moradores de Bebedouro”, disse.
Sinalização
A sinalização do local também será requalificada. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão implantar novas placas de sinalização vertical e horizontal e redutores de velocidade, além de seis faixas de pedestre para garantir a segurança na travessia dos cidadãos. Com o novo projeto de melhoria da acessibilidade, ficará terminantemente proibido o estacionamento de veículos por toda a extensão da Ladeira do Calmon.
Técnicos da Superintendência Municipal de Iluminação (Sima) vão melhorar a iluminação da região, substituindo luminárias antigas por novas e mais potentes de LED.
O que é outorga onerosa
A outorga onerosa é o direito de construir a partir de uma concessão emitida pelo Município para que o proprietário de um imóvel ou empresa construa acima do limite estabelecido pelo coeficiente de aproveitamento básico, mediante contrapartida financeira a ser prestada pelo beneficiário.
Fonte: Assessoria