Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
27/06/2017 às 20h36

Geral

Marechal: sistema de monitoramento de doenças identifica casos de leptospirose e diarreia

Mais de quinhentas famílias já foram cadastradas na ferramenta e recebem mensagens diariamente do sistema de monitoramento

Por meio do sistema de monitoramento de doenças implantado no município após a enchente, a Secretaria Municipal de Saúde notificou duas confirmações e cinco suspeitas de casos de Leptospirose no município.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos notificados já estão encaminhados e/ou em tratamento graças à detecção prévia permitida pelo sistema.

A ferramenta tecnológica está trazendo grandes retornos à comunidade deodorense. Após sua implantação, que tornou Marechal Deodoro pioneira na modalidade de monitoramento de doenças no Brasil, a plataforma já enviou mais de 6 mil mensagens à população e cadastrou quase 500 famílias.

No total, já foram confirmados dois casos de leptospirose no município e outros cinco casos suspeitos ainda esperam confirmação. Todos notificados por meio da ferramenta. Além disso, junto à demanda normativa das unidades de saúde, somente na UBS da Poeira, estão sendo notificados cerca de 200 casos de diarreia por semana.

A diretora de Atenção à Saúde, Tânia Queiroz, explicou como funciona o procedimento após a suspeita e confirmação dos casos da doença.

“Nós seguimos tudo de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. De início, entramos com a mediação e encaminhamos para um hospital especializado, no caso, o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (antigo HDT). Voltando para o município, a Secretaria [de Saúde] monitora e acompanha o paciente até seu estado de melhora”, afirmou a diretora.

Das 6 mil mensagens enviadas, 547 foram respondidas pelos receptores. Destas, 65 respostas apontavam suspeitas de algum tipo de doenças. Com isso, foram encaminhadas as informações dos pacientes notificados com suspeitas para os Postos de Saúde mais próximos de suas residências. Destes, 33 casos já foram solucionados.


Fonte: Secretaria Especial de Comunicação de Marechal Deodoro

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]