Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/06/2017 às 20h39

Geral

Diretor da unidade anticorrupção da Colômbia é preso por corrupção

O diretor da Promotoria Nacional contra a Corrupção da Colômbia, Luis Gustavo Moreno, foi preso hoje (27) acusado de conspiração para lavar dinheiro para promover o pagamento de propinas e corrupção, informou o procurador-geral do país, Néstor Martínez. A informação é da EFE.

Moreno foi preso em cumprimento de uma ordem de captura da Interpol, que atendia um pedido de extradição dos Estados Unidos, explicou a Procuradoria-Geral da Colômbia em comunicado.

Martínez confirmou a prisão com "indignação e profunda dor institucional". A detenção ocorreu com auxílio de agentes do Corpo Técnico de Investigações da Procuradoria-Geral, com apoio da Agência Antidrogas dos EUA (DEA).

"Moreno foi preso por condutas que lesam gravemente a integridade desta instituição. A ordem de captura foi emitida pela Interpol pelos crimes de conspiração para lavar dinheiro com objetivo de promover o pagamento de propina e a corrupção na Colômbia", disse o  procurador-geral. Segundo ele, Moreno será levado ao pavilhão de "extraditáveis" da prisão La Picota, de Bogotá, já que é requerido pela Corte Federal da Flórida.

Martínez destacou a colaboração dos Estados Unidos na prisão. O diretor da unidade anticorrupção é acusado de acertar, junto com seu advogado, a cobrança de dinheiro do ex-governador do departamento de Córdoba, Alejandro Llyons, para atuar a seu favor.


Fonte: Agência Brasil com Agência EFE

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]