Dólar com. 5.1652
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/07/2017 às 17h03

Geral

MPT e Slum realizarão audiência pública para incentivar empresas a aderirem a coleta seletiva

Finalidade é que empresas produtoras de resíduos sólidos recicláveis destinem às cooperativas os materiais que possam ser reciclados

Ministério Público do Trabalho recebe representantes da sociedade civil e do poder público para debater organização de audiência

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) promoverão uma audiência pública, em setembro deste ano, com o intuito de convocar as maiores empresas geradoras de resíduos recicláveis a firmarem parceria com as cooperativas de resíduos sólidos recicláveis de Maceió. A finalidade da parceria é que as empresas destinem às cooperativas os materiais que possam ser reciclados, gerando assim emprego e renda para os trabalhadores cooperados.

A audiência tem o objetivo de conscientizar os grandes geradores de resíduos recicláveis sobre sua obrigação de firmarem parcerias com as cooperativas Coopvila, Cooprel (Benedito Bentes e Serraria), Cooplum e outras que forem formadas com este intuito, a fim de que estas possam recolher os materiais recicláveis provenientes dos resíduos sólidos das empresas. Na oportunidade, as instituições e cooperativas tratarão acerca da coleta seletiva e da responsabilidade compartilhada, com base na Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A procuradora do Trabalho Adir de Abreu, responsável pela mediação do convênio entre o município de Maceió e as cooperativas de resíduos sólidos recicláveis, aponta para a necessidade de uma conscientização acerca da importância da profissão dos coletores desses resíduos. "Estamos num momento em que a sociedade deve entender que lixeiro é quem produz lixo, coletor é quem coleta, e a coleta é de resíduos sólidos. Temos coletores, ou seja, essa atividade é uma profissão que é digna e merece todo o respeito. Não podemos entender o trabalhador coletor como um ser invisível de direitos e obrigações", observa.

Nesta ocasião, algumas empresas receberão o reconhecimento pela parceria e pelo compromisso firmado com a coleta seletiva, pelo fato de estarem contribuindo com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade social.
A Coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania, procuradora do Trabalho Margareth Mattos, lotada no MPT do Paraná, foi convidada para abordar, na audiência pública, os grandes temas que envolvem a reciclagem, como oferta de trabalho aos catadores, combate ao trabalho infantil, meio ambiente de trabalho e, principalmente, a importância dos grandes geradores e das entidades coletoras.

A Braskem e o Sebrae colaboram, junto ao MPT e à Slum, para a realização da audiência pública, pois desempenham uma atividade paralela às cooperativas, dando suporte tecnológico para a melhoria do desempenho de suas atividades.

A audiência está prevista para o dia 13 de setembro de 2017, na sede do Sebrae.

Assinatura do convênio para coleta seletiva

Em maio, com o intermédio do Ministério Público do Trabalho, as cooperativas assinaram um convênio com o município de Maceió para a implantação da coleta seletiva domiciliar na capital.

Com a assinatura do convênio, Coopvila, Cooprel Serraria, Cooprel Benedito Bentes e Cooplum serão remuneradas com R$ 40 mil mensais como pagamento pelo serviço da coleta domiciliar. A medida deve contemplar, inicialmente, 16 mil residências em oito bairros da capital e, segundo o município, a estimativa é de que a contratação aumente em até oito vezes o faturamento das cooperativas.


Fonte: Ascom MPT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]