Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
17/08/2017 às 09h30

Geral

SSP recebe comitiva e debate ações de combate à violência contra mulher

Major Denice Santiago, da Bahia, apresenta ações e resultados da Ronda Maria da Penha - Ascom SSP

O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, recebeu, na tarde de quarta-feira (16), representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, da Secretaria de Estado da Mulher e a major da Polícia Militar da Bahia, Denice Santiago, criadora da Ronda Maria da Penha, que promove ações de prevenção e repressão à violência contra a mulher. O grupo conheceu mais de perto as ações realizadas pela Segurança Pública alagoana e discutiu algumas ideias e projetos.

Durante a reunião, major Denice apresentou o funcionamento da Ronda Maria da Penha aos representantes do Judiciário, Ministério Público, delegados de polícia e comandantes de batalhões da Polícia Militar alagoana. Criado em março de 2015, o patrulhamento atua em Salvador e outros municípios baianos.

A ronda é composta por uma tropa especializada que atua na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. São realizadas visitas diárias de acompanhamento às mulheres que possuem medida protetiva de urgência decretada pela Justiça.

Major Denice explicou que a ação atualmente protege centenas de mulheres, já prendeu vários agressores e executa diversos projetos que foram surgindo com a continuidade das ações. Ela também destacou que as atividades renderam prêmios e já é tida como modelo em outros estados do país.

“Meu orgulho em aparecer na mídia e ser premiada como policial militar me faz crer que a Polícia Militar precisa ser reconhecida como uma instituição de proteção de vidas”, disse.

O secretário Lima Júnior elogiou a iniciativa da Polícia Militar do Estado da Bahia em investir na proteção da mulher e também apresentou as ações desenvolvidas pela Segurança Pública no combate à violência em várias frentes.

“A Segurança Pública trabalha diuturnamente para combater o crime e também a violência contra mulheres e outros grupos. Ações como a da major Denice trazem uma ótima experiência para podermos pensar em ações voltadas para Alagoas”, destacou.

Também presente ao encontro, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, lembrou as atividades que vem sendo realizadas ao longo do mês de agosto na campanha Agosto Lilás e também lembrou dos 11 anos da Lei Maria da Penha. Ela destacou que a Secretaria de Segurança Pública atua como parceira em várias atividades voltadas para combater a violência contra a mulher.

“Estamos em uma luta conjunta e é louvável a parceria que a Segurança Pública tem com a Secretaria da Mulher em várias ações. Uma delas tem sido a capacitação dos profissionais da segurança para o acolhimento da mulher em situação de violência. É algo histórico”, disse.

Também estiveram presentes à reunião o juiz José Miranda, subcoordenador de prevenção à violência doméstica do Tribunal de Justiça, a promotora Maria José Alves, da 38ª Promotoria de Justiça da Capital, a advogada Eloina Braz, da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), a superintendente da Secretaria da Mulher, Anne Caroline, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, o comandante de Policiamento da Capital, coronel Neivaldo Amorim, além de comandantes de batalhões de polícia da capital.

Curso de capacitação

Iniciado em junho, o Curso Sobre Procedimentos Humanizados: Mulheres em Situação de Violência abriu duas turmas para promover a capacitação de policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários, peritos oficiais, além de outros segmentos da sociedade sobre procedimentos corretos no atendimento e auxílio a mulheres que buscam ajuda.

Nesta quinta-feira (17), a major Denice será uma das palestrantes da turma em curso. A palestra acontece no Salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares, no Centro, a partir das 14h.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]