Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
19/08/2017 às 22h00

Geral

Diminuição das chuvas acelera obras do Vida Nova nas Grotas

Governador e secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano visitam Grota do Cigano

Renan Filho acompanha as obras na Grota do Cigano - Foto: Agência Alagoas

Os trabalhos do Programa Vida Nova nas Grotas serão intensificados em Maceió com a diminuição das chuvas, afirmou, neste sábado (19), o governador Renan Filho. Acompanhado do secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ele inspecionou o andamento das obras na Grota do Cigano, no bairro do Jacintinho.

O Vida Nova nas Grotas é um programa de mobilidade urbana e de busca da melhoria das condições socioeconômicas das mais de 250 mil pessoas que residem nessas comunidades ou no entorno delas. Em um ano, 24 grotas foram beneficiadas com obras e serviços; quatro já foram entregues e a meta é levar o Programa a 76 até o final do próximo ano.

"Agora com a diminuição das chuvas, vamos intensificar o ritmo de lançamento de novas obras. Vamos seguir visitando as comunidades para observar os benefícios levados aos moradores, ouvir o que estão achando dos serviços, as reivindicações e o que pode melhorar mais, porque o Governo tem que sempre estar aberto à opinião das pessoas", afirmou Renan Filho, que também esteve acompanhado do secretário de Comunicação, Ênio Lins, do deputado estadual Léo Loureiro, do senador Renan Calheiros e de lideranças comunitárias.

A Grota do Cigano é a maior da capital. É lá que mora a dona de casa Edileuza Domícia da Silva, 52 anos. Ela fala com alegria das melhorias proporcionadas pelo Vida Nova nas Grotas.

"Rapaz, mudou muito. Era uma situação que só Jesus na causa! Aqui era muito feio, pena que não tenho uma foto para lhe mostrar como era antes. Agora tá muito bom. Antes era lama, lixo, mato, era terrível", recordou ela. Na Grota do Cigano estão sendo instalados lances de corrimão, escadarias, drenantes, passarelas e pontilhões.

"Essa parceria que o Governo do Estado faz com a ONU (Organização das Nações Unidas) garante um programa que verdadeiramente melhora a vida das pessoas e chega próximo de quem mais precisa. Aqui na Grota do Cigano são 30 mil habitantes que não recebiam os investimentos do Governo do Estado, que sempre viveram à margem de todos os governos e agora a gente está aqui, presente", destacou Renan Filho.

Para o pedreiro Carlos Alberto Fernandes da Silva, 23, o Programa além de melhorar as condições de infraestrutura do lugar onde mora, lhe trouxe de volta a oportunidade de emprego. Ele estava há quatro meses fora do mercado de trabalho.

"O emprego veio em boa hora, está ajudando muito porque eu estava desempregado e sou casado, tenho uma filha. Aqui no Vida Nova nas Grotas a gente trabalha com gosto, em prol de nossa comunidade", disse Carlos Alberto, tomado pelo sentimento de pertencimento.

Renan Filho revelou que 400 pessoas trabalham, diretamente, no Vida Nova nas Grotas. A grande maioria é formada por moradores das próprias comunidades beneficiadas. Ele observou que com a intensificação dos trabalhos, mais empregos serão gerados.

"No último levantamento de geração de empregos em Alagoas, a Construção Civil estava absorvendo cerca de 16 mil pessoas. Só os investimentos em obras de infraestrutura do Governo do Estado geram hoje mais de três mil empregos. Por isso, a continuidade das obras é algo muito importante para gerar ainda mais oportunidades", observou Renan Filho.

Fomento

Renan Filho recordou, ainda, que o Vida Nova nas Grotas oferece microcrédito aos pequenos negócios instalados nessas comunidades.

"Uma senhora que tem um salão de beleza na sua casa, mas não tem um secador de cabelo, uma cadeira adequada, que não pôde instalar um espelho, nós vamos financiar com o microcrédito aquele empreendimento para que a mulher possa trabalhar melhor, gerar um melhor serviço e, quem sabe, gerar um emprego para alguém. Isso já aconteceu em várias grotas. Nós já financiamos pizzaria, salões de beleza e mercadinhos. Esse é o papel do Estado: por meio da Desenvolve (Agência de Fomento) apoiar o pequeno empreendedor, a micro e pequena empresa, que na verdade é quem mais gera emprego", declarou Renan Filho.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]