Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
17/10/2017 às 23h00

Geral

Secretária e Undime-AL discutem financiamento da Educação

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, recebeu em seu gabinete o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL), Marcelo Beltrão e representantes das secretarias municipais de Economia ( Semec) e de Gestão (Semge). A visita que aconteceu nesta segunda (16) teve como objetivo principal discutir o financiamento da Educação Pública Municipal, e suas alternativas.

Na oportunidade, os gestores discutiram vários pontos, dentre os quais, a necessidade de ação que viabilize o financiamento da educação pública das redes municipais, a política de valorização dos professores e a queda do repasse do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no ano corrente.

A reunião teve caráter técnico. A Undime pontuou questões que afetam também em outros municípios, como a queda do repasse do Fundeb, atrelado à queda nas matrículas. A secretária Ana Dayse lembrou que existe  uma crise instalada no país e que diante disso, é necessário pensar medidas que possam garantir a continuidade da melhoria da Educação e sua sustentação orçamentária/financeira. “Precisamos pensar em algumas ações para assegurar a sobrevivência da educação pública de qualidade, essa reunião aqui tem esse propósito”, frisou a secretária.

Ana Dayse destacou ainda que a participação do presidente e dirigentes da Undime na reunião foi fundamental para definir medidas de curto, médio e longo prazos que resultem em benefícios para a Educação, sempre pensando no atendimento de qualidade ao aluno.

O secretário adjunto de Governança da Educação, João Carlos Barbirato, pediu ao presidente da Undime-AL mais apoio, considerando que o financiamento do Fundeb não é suficiente para as necessidades reais da Educação nos municípios. “O financiamento da Educação pelo Fundeb está fora da realidade do município de Maceió, e essa questão deve ser revista em Brasilia. Esse ano, fechamos nossa matrícula em cerca 57 mil alunos, seis mil a mais do que no ano anterior. O número é muito expressivo e trará mais recursos,  desde que não diminua o valor per capita, o que está acontecendo neste ano, com as frustrações de repasses do Fundeb pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, afirmou o secretário.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]