Dólar com. 5.487
IBovespa 3
08 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Brasil e China assinam acordo para estudar ferrovia até o Peru
27/12/2017 às 14h13

Geral

Hospital do Coração de Alagoas realiza primeira TAVI em paciente do SUS

Um procedimento inédito para a rede SUS foi realizado pela Fundação Cordial

Equipe de profissionais médicos Diego Gregório, Rafael César, Roberto Lúcio, Layo Wanderley, Kleberth Tenório, Henrique Ribeiro, José Wanderley, Luciano Borba e Carlos Fabiano

O procedimento é o implante valvar aórtico transcateter percutâneo. Significa que ao invés da cirurgia convencional que requer incisão no peito, a válvula é trocada através de um cateter que navega através da femural até o coração.

Esse tipo de procedimento é reservado para doentes idosos ou de alto risco para o procedimento clássico abrindo o peito. Os pacientes considerados importáveis passam a ter uma saída para prolongar a vida e melhorar a qualidade de vida.

A via de acesso depende das características do paciente e a prótese valvular encapsulada em um cateter pode ser introduzida pela perna ou com um pequeno corte no peito pela ponta do coração.

Acredita-se que 30% dos pacientes com estenose da valva aórtica não são recomendados para a cirurgia convencional devido ao elevado risco, agora tem essa opção.

É um procedimento, já realizado em hospitais de Alagoas, em pacientes particulares e conveniados a planos de saúde, que acontece pela primeira vez a um paciente do SUS por médicos da Cordial. Em Alagoas o primeiro implante realizado por cirurgia cardíaca não convencional, por via trans-apical foi realizado no Hospital do Coração, e o primeiro por via percutânea na Santa Casa.

É usado para tratamento da estenose aórtica, em pacientes com risco cirúrgico elevado quando as chances de sobrevivência diminuem. A recuperação também é mais rápida que a cirurgia convencional.

O procedimento é realizado em um ambiente apropriado em que uma sala de Hemodinâmica e cirúrgica estão conjugadas para proporcionar segurança absoluta e um time formado por hemodinamicistas, cirurgiões, ecocardiografistas, enfermeiros, psicólogos, além de médicos ligados a imagenologia para estudarem o paciente e decidirem a indicação em conjunto e a executarem. O implante valvar aórtico transcateter percutâneo foi realizado com sucesso no dia 21 de dezembro, e o paciente passa bem.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]