Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/03/2018 às 08h37

Geral

Saiba como obter licenciamento para obras em áreas públicas

Antes de realizar obras em logradouros públicos é necessário pedir autorização aos órgãos de licenciamento da Prefeitura de Maceió. O coordenador de Licenciamento de Obras Especiais e de Obras em Logradouros Públicos da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Lourival Antônio, explica quais os procedimentos para obter o alvará de autorização para obras em espaços urbanos e como o interessado poderá renovar essa autorização.

É necessário que o representante legal da empresa compareça à sede da Secretaria, munido de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Chegando lá, deve preencher o requerimento de alvará de autorização para obra em logradouro público. O responsável técnico pela obra também deve ser identificado.

Entre os documentos da empresa a serem apresentados estão o CNPJ, contrato social e alvará de funcionamento, além de três vias do projeto que deve estar registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Deve ser anexada, ainda, cópia do título de propriedade e certidão negativa de débitos do imóvel e dos responsáveis técnicos. Também pode ser necessária a inclusão de estudo e relatório de impacto ambiental, laudo do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Código de Urbanismo da cidade, o alvará de autorização terá prazo de validade máximo vinculado à natureza da atividade provisória implantada. “Pode ir de 180 dias até dois anos, podendo ser renovado, se necessário, por meio de solicitação feita na própria Semscs”, orientou o coordenador.

A renovação deve ser solicitada com um prazo mínimo de 30 dias de antecedência da expiração do alvará. Após analise, se houver necessidade de parecer de outros órgãos, o tempo estimado poderá ser estendido. “Quem não atender o que determina a legislação vigente, poderá ter sua obra embargada”, alertou Lourival.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social está localizada à Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta feira, das 8h às 14 h.

Obras que necessitam de autorização

Entre as obras que necessitam de autorização estão a instalação de postes para rede elétrica, rede telefônica, TV a cabo, internet em calçadas, ruas e praças, passagem de cabeamento e tubulações em aéreas externas ou subterrâneas de gás, água, esgoto, eletricidade, lógica ou química.



Fonte: Ascom Semscs

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]