Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
13/04/2018 às 07h56

Geral

Família aguarda há 21 anos justiça para Dimas Holanda

Tribunal de Justiça deve retomar caso no próximo dia 17

Reprodução

Aquele 3 de abril de 1997 era para ser apenas mais um dia na rotina de Dimas Holanda, 34 anos, pai de dois meninos, Arthur e Douglas. No final da tarde, depois de tomar um café com uma de suas tias, Madalena Fonseca, no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió, Dimas despediu-se para ir ao Senac, onde estava fazendo um curso técnico. Não chegou a alcançar o carro, foi executado com 20 tiros, 12 de pistola 9 milímetros, que atingiram cheio a sua cabeça, ainda na calçada.

Vinte e um anos depois, o acusado de contratar pistoleiros para matar Dimas, o deputado estadual João Beltrão, continua protegido pela imunidade parlamentar e nunca chegou a sentar no banco dos réus. O caso vagueia pelo Poder Judiciário e só não foi prescrito porque, enfim, depois de quase vinte anos, em 21 de março do ano passado, a denúncia do Ministério Público Estadual foi aceita por unanimidade pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, mas embargos apresentados pela defesa do acusado continuaram a arrastar o processo nos trâmites legais.

Semana passada, por meio da Assessoria de Comunicação, o Tribunal de Justiça informou que “os embargos estão sendo analisados e serão julgados em 17 de abril próximo pelo Pleno”. A defesa do parlamentar nega qualquer participação de seu cliente no assassinato e tenta, nas contestações, desqualificar a denúncia. Os acusados de executar materialmente o crime foram identificados como Eufrásio Dantas, o Cutita, o ex-sargento PM Daniel Sobrinho, José Carlos Ferreira, o Ferreirinha, Paulo Nei e Valdomiro Barros, nenhum preso por essa execução.

De 1997 para cá, a família de Dimas vive cobrando justiça e confiando nas instituições. A mãe faleceu há poucos anos, sofrida, angustiada, dizendo que a única coisa que poderia confortar sua dor era saber que os matadores de seu filho tinham sido, pelo menos, julgados pela lei. Isso não aconteceu. O pai, Jaime Holanda, ex-vereador de São José da Laje, também se entregou à tristeza e, doente, diz que não perde a esperança de saber que houve justiça para seu filho Dimas. 

Coube a um dos irmãos, David, virar o porta-voz da família nessa tragédia. “Que país é esse que tem uma lei que dá imunidade a acusados de crime de homicídio? ”, desabafa. “Minha tia faleceu abalada ao ver o corpo do sobrinho coberto de sangue em sua porta, minha mãe começou a morrer quando mataram Dimas, meu pai, que era um homem cheio de saúde, de energia, de alegria, e agora é doente, sem brilho”, diz David. “Meu irmão era uma pessoa de bem, nunca teve arma, não tem histórico de violência, mataram um inocente”, acrescenta. “Os filhos cresceram sem pai e sem ver a justiça ser feita”, lamenta.

Em 1997, João Beltrão era deputado estadual e de lá para cá, já se reelegeu em 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. As informações dão conta de que ele será candidato também na eleição deste ano, apesar de estar enfrentando um câncer e ter problemas sérios de diabetes. Nos últimos tempos, tem vivido mais de licença médica do que de presença no parlamento. A motivação para mandar executar Dimas teria sido ciúme de uma possível “namorada” de Beltrão, aponta a acusação.

O juiz Maurício Brêda, da 17 Vara Criminal de Maceió, teria dito, em juízo, que ouvira do próprio João Beltrão a confissão de que Dimas fora morto por “dois amigos” do deputado. Também em juízo, o ex-coronel PM Manoel Cavalcante, envolvido, denunciado e condenado em crimes da chamada gangue fardada, teria apontado o parlamentar como o autor intelectual do assassinato de Dimas.

Até o ano passado, o caso Dimas Holanda no Poder Judiciário ocupava seis volumes em 1.402 páginas. “Só queremos justiça, só queremos sepultar de vez nosso irmão, queremos dar paz ao meu pai e a todos nós, queremos que os filhos e netos de Dimas não desacreditem nas instituições, na Justiça”, declara David Holanda.


Fonte: Redação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]