Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/05/2018 às 11h30

Geral

Após recomendações da OEA, Nicarágua se diz aberta ao diálogo

Após a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA) fazer 15 recomendações ao governo da Nicarágua para cessar a violência e a censura no país, as autoridades anunciaram que estão dispostas ao diálogo.

A vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, afirmou que o povo nicaragüense deve buscar superar as dificuldades e os desafios. “O governo da Nicarágua confia plenamente na mesa de diálogo mediada pela Conferência Episcopal, que permitirá a retomada da paz”, disse.

Depois de uma visita de quatro dias ao país, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos concluiu que a série de manifestações, que começou em abril na Nicarágua, deixou, pelo menos, 76 mortos e 868 feridos, além de levar à prisão 438 civis entre estudantes, defensores de direitos humanos e ativistas. Em nota, a CIDH apelou ao governo do presidente Daniel Ortega para “cessar imediatamente a repressão” aos protestos.

As manifestações em Manágua e mais seis cidades da Nicarágua ocorrem desde 18 de abril. Os manifestantes se queixam da violência do governo Ortega e das mudanças que pretende impor na Previdência Social.

Por quatro dias, os integrantes da CIDH examinaram documentos, ouviram depoimentos e observaram cuidadosamente os casos relacionados aos protestos. Além disso, visitaram cidades, instalações estaduais, centros de saúde, hospitais, o Instituto de Medicina Legal e centros de detenção.


Fonte: Agência Brasil com informações da OEA, da Conferência Episcopal da Nicarágua e da Telesur, emissora pública de televisão da Venezuela

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]