Dólar com. 5.0046
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
20/06/2018 às 14h30

Geral

Prefeitura de Maceió estimula produção de artesanato local

Tia e sobrinha preparam peças exclusivas para o São João - Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

Pelas mãos da artesã Maria Aparecida Costa o São João fica ainda mais colorido no Mercado do Artesanato. Pelo bairro da Levada, a criatividade rola solta e não falta originalidade. A trajetória da Cida, como é conhecida entre os amigos, é mais uma história de incentivo da Prefeitura de Maceió aos artesãos da capital.

A Cida produz peças artesanais desde os 17 anos. Mas há quatro anos, todo São João ela vai para a loja do irmão, no Mercado do Artesanato, para comercializar suas criações. É lá que a artesã encontra um local para mostrar a pessoas de todo o mundo o que produz: espantalhos, tiaras, abanos decorados e lisos, ralo e peneira, painéis, flores de xita e uma variedade de acessórios procurados para a decoração das festas juninas.

E fica tudo em família, já que ela conta com a ajuda da sobrinha para dar os retoques finais nos produtos. “A gente passa o dia vendendo e a noite toda criando. Quando falta mercadoria aqui na loja, a gente faz na hora para repor e vai aproveitando o movimento. E à noite para a gente é como se fosse dia”, brinca a artesã.

Há apenas quatro anos ela decidiu investir na produção de peças exclusivas para os festejos juninos. Ela produz de tudo um pouco para decorar as festas. “Tem muita coisa bonita para decorar. Aqui você encontra de tudo para decoração do São João. E o melhor é que é com um preço bom”, ressalta Cida.

Com a chegada da época mais festiva no Nordeste, a artesã conta que a produção se intensifica: “Eu tenho meu trabalho, mas quando começa o São João eu pego férias e fico só criando as peças. O trabalho fica mais pesado nessa época, mas enquanto tiver movimento, tem que aproveitar. A gente não descansa a mão”, conta.

Além dos artigos produzidos pela artesã Cida, o mercado no bairro da Levada concentra as mais variadas produções de artesanato, sendo considerado o maior centro de artesanato de Alagoas. Lá, há peças variadas da cultura local, como o famoso filé alagoano, redes, objetos feitos com palha e barro, couro, bolsas, acessórios e lembranças de todos os tipos, além de restaurante e lanchonetes.

O Mercado do Artesanato é administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), funciona no bairro da Levada e fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 17h, e aos domingos das 7h às 12h.


Fonte: Ascom Semtabes

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]