Dólar com. R$ 4,132
IBovespa +1,58%
25 de setembro de 2018
min. 22º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Audiência Pública para o orçamento de 2019 será realizada neste sábado
12/07/2018 às 08h30

Geral

Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para importância dos cuidados com os olhos durante toda a vida

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com os olhos, em 10 de julho é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Engana-se quem pensa que só é necessário se preocupar com o assunto na terceira idade. A visão é um dos sentidos mais importantes, responsável por cerca de 80% das informações recebidas e deve ser cuidada durante toda a vida com o intuito de prevenir problemas mais graves no futuro, como explica Renato Stênior Junior, oftalmologista do Hapvida. 

"Logo após o nascimento, já deve ser realizado no bebê o exame do reflexo vermelho, que é o Teste do Olhinho. Neste, já é possível identificar ou descartar várias doenças oculares. Realizar consultas periódicas com um oftalmologista, no mínimo uma vez ao ano, pode prevenir várias patologias oculares, como glaucoma, retinopatia diabética, catarata, pterígio, entre outras", complementa o especialista.

Nos tempos atuais, onde a utilização de aparelhos móveis, como smatphones, tablets, computadores e até mesmo a televisão é algo automático na vida das pessoas, essa atenção com os olhos deve ser redobrada. De acordo com Renato Stênior Junior, esse excesso pode causar astenopia, que resulta em dor ocular, ardor, lacrimejamento, cefaleia e fotofobia.

O médico do Hapvida dá algumas dicas para quem precisa ficar muito tempo na frente do computador. "É importante procurar sempre dar um descanso à visão, com um intervalo entre 1h/1h, além de tentar sempre utilizar colírios lubrificantes. Outro detalhe importante é procurar sempre deixar a luz ambiente ligada para não forçar tanto os olhos".

Além disso, outros problemas comuns podem afetar os olhos em qualquer faixa etária. Conheça alguns:

- Astigmatismo: é a visão embaçada, ela pode ser decorrente da alteração na curvatura corneana, bem como cristaliniano. Também se faz necessária a utilização de lentes esferocilíndricas para correção da "visão embaçada".

- Blefarite: é uma inflamação/infecção da margem palpebral. Geralmente decorre de mão sujas coçando os olhos, pele oleosa, ambiente com poluição. O tratamento é feito com higiene e pomada típica de antibiótico e em alguns casos corticoide.

- Conjuntivite: pode ser viral, bacteriana ou alérgica. Para cada tipo, existe um tratamento. A mais comum é a viral, ocasionada pelo adenovírus, que nada mais é do que o mesmo vírus da gripe. A doença é autolimitada, sendo necessário apenas o controle dos sintomas.

- Miopia: é quando o paciente necessita de correção óptica com lentes negativas (divergentes), para a correção da dificuldade para leitura de longe. Se dá de acordo com o crescimento ocular.

- Hipermetropia: é o oposto da miopia, precisa-se de lentes positivas (convergentes).


Fonte: Ascom Hapvida

Todos os direitos reservados
- 2009-2018 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]